Gente, tava fazendo varias pesquisas. Achei importante rever o significado do dragão, ver do macaco e procurar mais algum porque vao ser tres crianças, achei que o mais provavel de usar seria o urso, mas depois de ver o significado nem sei, se alguém tiver uma ideia seria bom. Segue abaixo para todos lerem, nao é como o Dicionário de Símbolos do Varlei, porém serve, e temos acesso facil para todos (meninas deem uma olhada). Mistura meio com significados para o homem em sonhos, mas ajuda.
http://www.salves.com.br/dicsimb/dicsimbindex.htm
MACACO: O macaco simboliza uma criatura animalesca, uma imagem desprezível do homem. São figuras negativas na cultura Ocidental, apesar de reverenciados nas tradições da Índia, Egito e China. Na simbologia Cristã eles são considerados símbolos de malícia e feiúra física, como um epíteto pejorativo datado de séculos atrás. Eles representam qualidades humanas desprezíveis, nos sonhos, seria algo como "um humano sem ser humano que procura conquistar a humanidade". Com relação aos humanos, eles podem representar a imitação ou mimetismo como também estágios de desenvolvimento em direção ao homem. Em Psicologia, eles são símbolos de insegurança e dúvida sobre uma posição ou papel a ser tomado.
Comportar-se como um macaco ou ter a aparência de uma macaco tem um significado onírico preciso: indica que seus instintos estão a ponto de explodir e que poderá cometer as mais inesperadas loucuras.
DRAGÃO: O dragão é um símbolo altamente complexo, combinando uma imagem de serpente e outra de pássaro. Juntas elas formam um dos monstros mais poderosos desde a antiguidade. O dragão é símbolo do mal, tanto nas tradições Cristãs quanto nas cavalheirescas. No Oriente ele representa poderes sobrenaturais, sabedoria, força e conhecimento oculto. Em quase todas as tradições ele é a própria incorporação do caos e da natureza indomada. Está associado com as profundezas desconhecidas dos mares, com o cume das montanhas e com as nuvens. Heróis normalmente luta com os dragões para ganhar controle sobre um território, assim como também os dragões são os guardiões de tesouros, sejam eles materiais (ouro) ou simbólicos (conhecimento) Matar o dragão é o conflito entre a luz e escuridão, é exterminar as forças do mal.
Ele possui várias correspondências: na psicologia é o medo do incesto, ou o caos do inconsciente, mal. Na alquimia, se relaciona como um dos vários nomes da prima matter. Para William Blake, ele representa sexo e guerra e para Yeats é o guardião da vida.
O sangue do dragão é um talismã poderoso que nos garante boa sorte e saúde podendo infligir feridas incuráveis se banhado nele.
O dragão alado é um dos símbolos de representação do princípio transcendente. No Antigo Testamento, o dragão assim como o Egito, eram chamados de Raab que era algo mau e pecaminoso, donde ele precisava ser sacrificado. Existe aí, uma clara analogia entre a imagem do dragão enquanto símbolo da Mãe-Terrível que precisa ser sacrificada pelo herói para que esse possa se livrar de suas garras. Ele precisa ser derrotado enquanto imagem materna negativa que exprime a resistência contra o incesto e o medo dele. O dragão também costuma aparecer nos mitos como uma representação de Tiamat ou de Leviatã, monstros aquáticos e que personificam o mar. Na saga grega Tifão aparece como um dragão, assassino de Hórus, e ainda símbolo da Mãe-Terrível. Na arte cristã, era considerado um símbolo do pecado e do paganismo. Na China, é o símbolo do imperador, o alvo do herói, o desafio da vida e do inconsciente, era um símbolo de sua civilização e os chineses acreditavam que o Dragão Celestial era o pai de sua primeira dinastia de imperadores divinos. Na alquimia, simbolizava Mercúrio.
O simbolismo do dragão é bastante conhecido no que se refere às lendas populares e em geral, as crianças são mais propensas a sonhar com ele do que os adultos. Indica que você está enfrentando algo que não compreende, por ultrapassar os limites de sua razão. Lutar contra um dragão indica que você tem se colocado em situação de perigo.
Se você resgata uma princesa, é que você conta com uma força suficiente para desempenhar um cargo de responsabilidade. Sua mente e suas emoções estão alcançando a unificação e você se encontra muito bem preparado para o que lhe espera.
URSO: Divindade cultual mais antiga do mundo que é considerada como sendo um símbolo do inconsciente, ligado à terra-mãe, e é uma representação simbólica de nossos instintos.
Debaixo desta figura imponente se oculta uma alma bondosa. O urso é uma criatura de contrastes; possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel. Por causa de seu habito de hibernar durante os meses de inverno, os urso podem representar ressurreição. Foi o emblema para os reinos da Pérsia e da Rússia. Para os Celtas é símbolos do guerreiro.
Na Psicologia Junguiana o urso representa o perigo causado pelo conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é freqüentemente associado como um atributo do homem cruel e rude.
A energia do urso é a energia que procura a sua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade você é agraciado com o mel da vida - a doçura que vem com o saber de quem você realmente é. A energia do urso o ajuda a ir para dentro e tocar o grande vazio de onde a criação e você vieram. Entrando no silêncio nos damos a oportunidade de retornar ao mundo mais forte e mais sábio. O Urso também nos ensina que parar de pensar não é o fim do mundo; com sua energia podemos ver que somos muito mais do que nossos pensamentos. Portanto, tire uma folga e explore o seu interior. Do lugar do urso podemos ver que a vida é mais parecida com um sonho e que o nosso verdadeiro eu não é tão amarrado aos assuntos terrenos.
Ter o símbolo do urso com você é afirmar a sua intenção de fazer viagens interiores e se conectar com lugares onde a intuição e o "saber sem pensar" são as regras.
Algumas atividades que podem lhe ajudar nesta conexão é a meditação, sonhar , fazer longas caminhas sozinho e desligar a televisão.
Ser perseguido ou atacado por um urso denota agressão, grandes obstáculos e competição. Você pode se encontrar em uma situação ameaçadora..
Também significa um ciclo de vida e morte e renovação, pode ser um sinal de um período de introspecção e pensamento.
Acho que urso não tem, realmente, a ver. Fazendo mais pesquisas. Beijos
CONTINUANDO
ÁGUIA: Ela nos inspira poder e grandeza. Ao voar, o ar simboliza os pensamentos, o mundo mental. Animal solar, é visto como sendo um mediador entre os reinos divino e o espiritual. É o pássaro dos reis e dos líderes. A águia é considerada como sendo o rei dos pássaros e tem a ver tanto com o desejo de poder, como com a elevação espiritual, com os altos vôos do pensamento e da fantasia. Na Mitologia grega, está associada à Zeus, o deus maior do Olimpo; na mitologia germânica à Wotan, o deus maior do Válhalla; no mito cristão, ela é um símbolo de São João e para Jung, um símbolo do pai.
Tal como a Fênix, pode ser considerada como um símbolo de Regeneração espiritual. A acuidade de seu olhar que lhe permite fitar o sol diretamente, a faz ser considerada um símbolo da clarividência.
No Xamanismo ela é Iluminação, a visão interior, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas, orgulho, força independência e mobilidade. Ela chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos.
Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra o peito envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas; e voar já está se tornando tarefa difícil !!!
Então, a águia só tem duas alternativas:morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.
Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois meses ela sai para seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais 30 anos.
É isso o que as vezes temos que fazer em nossas vidas. Nos resguardarmos por algum tempo e começar um processo de renovação,para que continuemos a voar um vôo de vitória.
Com uma visão aguda, a águia se tornou um símbolo do olho que tudo vê. Pode se relacionar com todos os deuses do céu e significa inspiração, soltura, vitória, longevidade, velocidade, orgulho, pai e realeza como também um emblema para as nações poderosas.
Quando vista em combate com um touro ou um leão, representa o espírito ou o intelecto em conflito com o físico. (Achei que talvez não deve ser usada com esse intuito, mas quando vi "mediador entre os dois reinos divino e espiritual" achei que podia ter a ver com alguma coisa
Vi outras animais meio por cima, mas meu olho não está mais aguentado olhar pro computador e não consegui selecionar material bom de ruim.))
Transição
Há 12 anos
4 comentários:
Eita Laura! Parabéns pela pesquisa! Gostei muito dos significados do dragão! Alguma dúvida de que devemos usá-lo? hehehe... O legal de ler sobre esses significados é que já fazem com que tenhamos várias idéias, né? Beijoo e até sábado!
faço das palavras da Taty as minhas!
Parabéns pela pesquisa Lauritcha,ficou mt boa!Realmente o q mais me chamou a atenção foi a simbologia do dragão!Mt mara!..vou tentar pesquisar alguma coisa tmb..por e-mail vamos nos falando ou telf...Beijos amiga!
A águia e o urso me chamaram mais atenção. Pq:
Águia: Por se parecer muito com os significados da Fênix que é muitas vezes apontada como símbolo de uma nova ERA. Não sendo bem vista pelo pessoal que acredita em conspirações à la obras de Dan Brown. Esta simbologia do olho que tudo vê ilustra isso. É falado de modo superficial, aí na pesquisa, mas se for a fundo nesse ponto, creio que surgirão motivos para pirarmos! A Fênix - provavelmente a águia tb - é logo de muitas coisas que nos rodeiam e com as quais lidamos o tempo todo. REPAREM... (Quero mais falar cobre isso não!...)
O urso me chamou atenção pq eu gosto mesmo e me lembrou o ursinho Pooh e um que eu tenho desde criança aqui em casa! Huahushuahushuas!
Parabéns pela pesquisa Laura! Beijos!
Excelente!
Postar um comentário