Meninas, me ajudem!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Estou tendo dificuldade em encontrar mais figurino para a Lady, principalmente preto e branco! Como algumas de vocês disseram poder ajudar, peço que não esqueçaaamm! Agradeço muitão a todas já!
Bjs a todas!
Uhuu!

Vida Real

Vou postar aqui a letra de uma música que tenho certeza que todos conhecem: "Vida real - Paulo Ricardo". Tem muito a ver com o que temos feito. Tentem esquecer Big Brother e escutar com a mente aberta!

"Se você pudesse me dizer
Se você soubesse o que fazer
O que você faria? Aonde iria chegar?
Se você soubesse QUEM VOCÊ É
Até onde vai a sua FÉ?
O que você faria?
Pagaria pra ver?
Se pudesse escolher entre o BEM e o MAL
Ser ou não ser
Se querer é poder, tem que ir até o final se quiser vencer
Se pudesse eu te levaria
Até onde você quer chegar
O brilho das estrelas
O primeiro lugar
Se pudesse escolher entre o BEM e o MAL
Ser ou não ser
Se querer é poder, tem que ir até o final se quiser vencer
O MUNDO É PERIGOSO
E cheio de armadilhas
De mistério de gozo
VERDADES e MENTIRAS
Viver é quase um JOGO
Um mergulho no infinito
Se souber brincar com fogo
Não há nada mais bonito"

Beijo Cia Amuleto e até sabadão!

Lady e a psicóloga

(Consultório de psicóloga caloteira)

Psicóloga: Conta! Conta! Ai quanta conta! O que que eu faço meu Deus?
(Entra Lady)
Lady: Licença!
(Psicóloga para. Os olhos brilham como se tivesse encontrado a solução para os problemas)
Psicóloga: Olá! Lady! Entre! está marcada para hoje não é?
Lady: Isso.
Psicóloga: Tudo bem?
LÇady: Se estivesse tudo bem eu não estaria aqui né, doutora?
Psicóloga: Sente-se, fique à vontade!
Lady: Ai, obrigada!
(Lady senta-se no divã)
Psicóloga: Diga! Qual é o problema? Você tem algum trauma?
Lady: Ai, doutora, tenho tantos traumas! Nem sei por onde começar! Vou contar só alguns e os outros só quando pegar confiança na senhora!
Psicóloga: Pode falar.
Lady: Estou tão depressiva! Tão relaxada! As pernas tudo cabeluda e nem pinto mais as unhas! Sabe... Fui muito maltrata em casa desde criança. Sai de casa aos 15 quase 16 anos de idade, já cansada de tanta humilhação. Não faz tanto tempo, tenho 25! Foi quase agora! Mamãe nunca me procurou e papai deve ter ficado triste apenas por não ter mais em quem bater depois de ficar bêbado... Saí com uma mão na frente e outra atrás. Mas foi bom até! Foi aí que conheci o Paulo - Paulinho...Ele era menino de rua... Eu também era menino de rua!
Quando Paulo tinha 20 e eu 19 anos, conseguimos alugar um quartinho e morar juntos. Estávamos muito felizes. Mas nada dura para sempre não é? Paulo usava drogas. Tornara-se violento, me batia, me obrigava a usar também e a... A ter relações íntimas contra a minha vontade. Aos poucos fui deixando de sentir o que sentia por ele.
Ele sumia. Sabe como é homem né?
Psicóloga: Sei! Tive um que fazia a mesma coisa!
Lady: Pois é, são todos iguais! Mas isso foi diferente... Eu ficava sozinha naquele lugar. Paulo sumiu por dois dias. Nesses dois dias, não como nem dormi direito, não trabalhei. Fiquei sozinha, nervosa e fumando feito uma Caipora! Até que vi... Na televisão, num desses programas jornalísticos da noite. Paulo... Foi encontrado morto depois de um programa que fez. Encontrado em baixo da cama, sem nenhum vestígio do último cliente. Disseram que foi overdose, mas não... Algo me diz que ele foi assassinado. Nesse dia, fiquei louca e saí correndo pela rua desesperada, chorando... E percebi que o amor por Paulo ainda estava aqui... Vou parar por aqui... Mas agora eu me pergunto se um dia eu vou conseguir encontrar um amor, se...
Psicóloga: Ai que lindo! Parece... Parece aquele filme... "Um amor para recordar"!
Lady (encantada): Ai, sério? A senhora acha que eu pareço a Mandy Moore? (Canta)"I will aways forever..."
Psicóloga: Não. Ela é mais bonita que você!
Lady: Ai! Mas olha, eu até queria ser cantora uma época! (Canta) "Someday you know..."
Psicóloga: Sabe Lady, eu também tenho uma história assim, bem parecida.
Lady (Interessada): Sério? Me conta! Também parece um filme?
Psicóloga: Parece.
Lady: Qual?
Psicóloga: "Um amor para recordar"!
Lady: Mas a senhora só viu esse filme na vida?
Psicóloga: É que é tão lindo! Assiste!
Lady: Já assisti! Mas conte sua história! Perai! Dá licença!
(Lady troca de lugar com a psicóloga que senta no divã. Lady coloca os óculos da psicóloga, pega seu caderno e sua caneta.)
Lady: Pode começar...
Psicóloga: Então... Eu conheci um cara...
Lady: Peraí! (Lady olhando as folhas que estavam com a psicóloga antes) Essa é a sua análise? Não tem nada escrito aqui!
Psicóloga: Não! Perai Lady, é que...
Lady: Contas, contas... Conta de água, conta de luz, conta do... Ah! Sexy shop!
Psicóloga: Lady me dá isso!
Lady: O que significa isso?
Psicóloga: Não fique nervosa, eu sou uma psicóloga séria...
Lady: Psicóloga séria?
Psicóloga: Sim!
(Lady mostra a caneta de pompom da psicóloga e faz uma cara irônica)
Lady: Eu vou é embora!
Psicóloa: Mas não! Nem terminou a análise!
Lady: Análise? Você vai é me devolver meu dinheiro!
Psicóloga: Mas você nem me pagou!
Lady: Paguei sim! Quer receber duas vezes? Você me mandou um boleto para depósito por email!
Psicóloga: Ah, é! agora eu lembrei!
Lady: Lembrou? Sua caloteira! Eu quero meu dinheiro de volta! Se eu soubesse teria comprado um cachorrinho para eu conversar, seria melhor! Eu vou até a polícia!
Psicóloga: Calma Lady! Eu sou uma psicóloga séria! Tenho meu diploma...
Lady: E cadê ele?`
Psicóloga: Está na minh acasa pendurado na parede!
Lady: Que tipo de psicóloga deixa o diploma na parede de casa? Já basta, vou a delegacia!
Psicóloga: Vai! Eles sabem como tratar... Enfim... Gente como você...
Lady(receosa): Ah é?
Psicóloga: Éééé!
Lady(Vacilante): Então eu... Eu vou! Vou mesmo assim! Tchau!
Psicóloga(sozinha): Ai meu Deus! E agora? Como vou fazer com essas contas e... Melhor ir atrás dela antes que ela faça alguma besteira. Lady! Lady! Volta aqui! Lady! (sai de cena)

Fim.
terça-feira, 29 de setembro de 2009

Oportunidade Sob Seus Pés

Houve um homem chamado Ali Hafed, no Irã. Fazendeiro, estava contente com sua situação. Sua fazenda era excelente e rendosa. Tinha esposa e filhos. Criava carneiros, camelos e plantava trigo. "Se um homem tem esposa, filhos, camelos, saúde e paz de Deus", dizia ele,é um homem rico! Ali Hafed continuou rico até que, certo dia, um sacerdote veio visitá-lo e começou a falar em diamantes. E o sacerdote comentou: "Eles cintilam como um milhão de sóis, na verdade, a coisa mais linda do mundo."De repente, Ali Hafed passou a sentir-se que o que tinha era pouco. E começou a ficar descontente com o que possuía. Perguntou ao sacerdote: - Onde se podem encontrar esses diamantes? Preciso possuí-los.O sacerdote respondeu:" Dizem que é possível achá-los em qualquer parte do mundo. Procure um riacho de águas transparentes correndo sobre a areia branca, em região montanhosa, e ali você achará diamantes."Ali Hafed, então tomou uma decisão, vendeu a fazenda, confiou esposa e filhos aos cuidados de um vizinho, e se lançou em sua jornada à procura de diamantes. Viajou pela Palestina, depois ao longo do vale do Nilo, até que afinal, encontrou-se junto às colunas de Hércules, entrando a seguir na Espanha. Estava alquebrado, sem recursos, e sem condições de comunicar-se com a família. Num acesso de desespero, profundamente deprimido, lançou-se ao mar e morreu. Nesse ínterim, o homem que adquiriu a fazenda de Ali Hafed achou uma curiosa pedra negra, enquanto seu camelo matava a sede num riacho da propriedade. Levou a pedra para casa ,colocou-a sobre a lareira e esqueceu-se dela. Um dia apareceu o sacerdote, outra vez. Olhou acidentalmente para a pedra negra e notou um lampejo colorido brotando de um ponto de onde saíra um lasca. E disse ao fazendeiro: - Um diamante! Onde o achou?- Encontrei-o nas frias areias do riacho de águas claras onde levo meu camelo para beber, disse o fazendeiro. Juntos, arrebanhando as túnicas e correndo tão depressa quanto permitiam as sandálias, dispararam rumo ao riacho. Começaram a cavar e acharam mais diamantes! Esse achado se transformou na Mina de Diamantes Golconda - a maior mina do mundo! A mina de Golconda é de onde veio o diamante Koh-i-Noor, que faz parte das jóias da coroa da Inglaterra, e de onde veio , também, o diamante Orloff, que faz parte das jóias da coroa da Rússia. A lição é clara.
Os diamantes lá estavam, o tempo todo, no quintal de Ali Hafed. Só que ele não os vira. E, por isso, gastara a vida numa busca inútil!
A mensagem é : seja qual for a situação em que se encontre, há diamantes esperando por ser encontrados. E é muito provável que ele esteja mais perto do você imagina.
"É praticamente uma lei na vida que quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade está em que, freqüentemente, ficamos olhando com tanto pesar a porta fechada, que não vemos aquela que abriu."
(Andrew Carnegie)
Beijos de Luz a todos os Amoletos...

Enigma

segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Gostaria de sugerir algumas músicas do Enigma que acredito, são a cara do espetáculo. Na última aula passada, durante o exercício de aquecimento, pensei muito na música "Sadeness" do Enigma. Gostaria que ouvissem. A letra pelo visto, fala muito sobre tudo o que a gente está tratando no espetáculo. E tem umas coisas com repiração e voz alterada(que dá até medo! Rsrs!) que são muito legais e jugestiveis, além de um lance meio sacro sabem? Espero que ouçam, é uma música muito gostosa de ouvir tb. Em segundo lugar, tb do Enigma sugiro "Return to innocence" apesar de que "Sadeness" é a verdadeira razão desta postagem! Ouçam! Vou tentar achar a tradução pra postar aqui! Bjs Amuletos!

Reputação e Caráter

"As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus... " -Autor desconhecido
Podemos pensar a respeito...
Ótima semana a todos Amuletos!!!!
Beijos

Tradução de "YOU AND I" - KRYPTERIA

domingo, 27 de setembro de 2009
Tradução: “Você e eu” – Krypteria

Você me deu oh tanta coisa que eu nunca quis
Você me deu tudo, eu não posso suportarVocê é como uma tonelada de poeira quando eu estou perdida no desertoUm saco de tijolos quando eu estou presa na areia movediça
Você é uma piscina de combustível quando minha casa está pegando fogoVocê é como uma venda em meus olhos no escuro
Você é como um copo d´água quando eu estou afogando no oceanoUma sacola de trapaças quando tudo que eu quero é jogar limpoVade retro inimice vade retro nunc- faça meu dia dizer adeusVade retro inimice- há mais uma ponte para queimarVocê e eu éramos como anjos no céu Até nós dois cairmosEsse negócio de “você e eu” está acabado agora
Você e eu éramos como anjos no céu
Até nós colocarmos nossas asas no fogoEste negócio de “você e eu” está destinado a morrerDiga-me o que aconteceu com nossa cama de rosasE porque ela se tornou uma cama de turbilhõesEu sou o pássaro na praia que pena que você para mimé como óleo derramado vindo para me matarPara mim você é apenas tão amável quanto um repugnante destroço de trem Eu sinto sua falta como um buraco em minha cabeça
Então faça um favor para nós dois: vá e bata na alavanca do trilhoPor favor se perca porque eu estou cansada de brigarVade retro inimice vade retro nunc-faça meu dia dizer adeusVade retro inimice-há mais uma ponte para queimar
Você e eu éramos como anjos no céu Até nós dois cairmosEsse negócio de “você e eu” está acabado agora
Você e eu éramos como anjos no céu
Até nós colocarmos nossas asas no fogoEste negócio de “você e eu” está destinado a morrerObrigada por absolutamente nada, obrigada por absolutamente nadaVade retro inimice vade retro nunc-faça meu dia dizer adeusVade retro inimice- há mais uma ponte para queimarVocê e eu éramos como anjos no céu Até nós dois cairmosEsse negócio de “você e eu” está acabado agora
Você e eu éramos como anjos no céu
Até nós colocarmos nossas asas no fogoEste negócio de “você e eu” está destinado a morrer

"You and I" Krypteria

“You and I” - Krypteria
You gave me oh so much that i never wantedYou gave me everything i can't standYou're like a ton of dust when i'm lost in the desertA bag of bricks when i'm stuck in quicksandYou're a pool of fuel when my house is on fireYou're like a blindfold in the darkYou're like a glass of water when i'm drowning in the oceanA bag of tricks when all i want is strainghplayVade retro inimice vade retro nunc-make my day say byebyeVade retro inimice-there's one more bridge to burnYou and i were like angels in the sky Till we both came crashing downThis you-and-i thing's over nowYou and i were like angels in the sky Till we set our wings on fireThis you-and-i thing's bound to dieTell me whatever happened to our bed of rosesAnd why it turned into a bed of thornsI'm the bird on the beach too bad that you to meAre like the oilpollution coming to kill meTo me you're just as lovely as a nasty trainwreck I'll mis you like a hole in my headSo do us both a favor go and hit the road jackPlease get lost cause i'm sick off fightingVade retro inimice vade retro nunc-make my day say byebyeVade retro inimice-there's one more bridge to burnYou and i were like angels in the sky Till we both came crashing downThis you-and-i thing's over nowYou and i were like angels in the sky Till we set our wings on fireThis you-and-i thing's bound to dieThanks for absolutely nothing,thanks for absolutely nothingVade retro inimice vade retro nunc-make my day say byebyeVade retro inimice-there's one more bridge to burnYou and i were like angels in the sky Till we both came crashing downThis you-and-i thing's over nowYou and i were like angels in the sky Till we set our wings on fireThis you-and-i thing's bound to die

Cena de 26/09/09 Sérgio, Adriana e Aline - Leitura de cartas

A cena ficou um pouco diferente, mas esse era o roteiro, então coloco-a tal como foi planejada.

Personagens
Esotérica: Joana (Aline)
Pastor: Davi (Sérgio)
Vidente: Sulamita (Adriana)


Cena 1

No palco, Cigana Sulamita (lenço na cabeça, medalhas em pulseira e correntes)
Mesa com toalha com sol, lua e estrelas e cartas de tarô, incenso queimando, em pé, caminhando, dançando e entoando canção em espanhol “Volare” por ex - cigana.

Joana – (mexe-se repetidamente 3 vezes antes de entrar e entra na ‘tenda’ de Sulamita.)
Sulamita – Vejo uma dúvida muito grande emanar de ti!!! (olha com careta, indicando superioridade e tenta fazer Joana sentar-se)
Joana - (Faz movimento de giro 3 vezes antes de sentar e senta-se, acena com a cabeça que sim.)
Sula- (começa a colocar as cartas na mesa) – Você quer um emprego...(olha com desconfiança pra Joana)
Joana – (nega com a expressão) – Na verdade recebi um aumento nessa semana!
Sula- um emprego melhor para seus familiares...(olha com nova desconfiança)
Joana – (desconfiando) É verdade, meu irmão precisa de um emprego melhor...
Sula – diga, qual é sua dúvida? Madame Sula tudo vê, tudo sabe, tudo conta!!!!
Joana – Gostaria de saber como será meu futuro marido!!!
Sula – Ele será um homem de deus, com valores e princípios!!(olha para a carta que acabou de tirar)
Joana – Ah uma pessoa com as energias boas, tranqüilo e equilibrado? (faz pose de paz)
Sula – Você terá problemas pras famílias aceitarem esse amor!!!!(preocupada)
Joana – ah não!!!!! Homem já ta difícil, ainda vão achar defeito? (incomodada)
Sula – você o encontrará por baixo!
Joana – nossa, então tenho que tomar cuidado por onde ano né? (ri sozinha)
Sula – Fica séria e espera o dinheiro.
Joana – (paga e sai.)
Joana – (não o vê, esbarra e tropeça nele repetindo) “com valores e princípios”
Pastor – Cuidado, anjinho!
Joana – de baixo! (feliz)
Pastor – (levanta-se incomodado) – Estava indo para o culto de quinta-feira, você conhece a palavra de Deus?
Joana – homem de deus! (interessada)
Pastor – Sou sim, Davi, a seu dispor!
Joana – Você tem valores e princípios?
Pastor – Não, desculpe, só recebo na semana que vem! (ri sem graça)
Joana – Você vai pra igreja e que mais faz pra se distrair?
Pastor – Ajudo às pessoas, vou ao asilo para ler e conversar com os idosos...por quê?
Joana – Valores e princípios...(pensativamente)
Pastor – Tem essas moedinha só...(dá umas moedas, triste)
Joana – quer casar comigo?
Pastor – Perdão moça, mas nem conheço você direito...
Joana – Joana – quer? – você tem todos os sinais!!!!(olha-o mexendo-se como doida)
Pastor – De onde você tirou isso?(admirado)
Joana – Eu te mostro, venha!
Andam até a mesa da cigana...
Joana – Daqui! Foi Ela que me disse que você será o meu marido!!!!
Pastor – Sangue de Jesus tem poder! Coloca juízo na cabeça dessa moça, pai!
Joana – Ai que bonitinho, todo fofo você!!!!(pisca bastante)
Sula- (faz careta e olha como se visse algo assustador) – Vejo uma grande paixão aqui!!!
Joana – Viu? Eu também vi, só ele que não viu...ainda!!!!
Pastor – Não vi e nem vou ver – que é isso? Coisa do outro lado...(incomodado)
Sula – Enfrentarão alguns obstáculos, mas ficarão juntos depois.(ainda olhando para o nada)
Joana – Vamos nos conhecer melhor, marido?
Pastor – Eu não acredito nessas coisas!
Sula – (tomada por um impulso inexplicável) Vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11: 28 – 30)
Pastor- (emocionado pela menção bíblica que o conforta nas dificuldades por que tem passado) Olha, eu nunca acreditei nessas coisas, mas agora, assim, vou experimentar, vamos nos conhecer sim...
Cena 2

Joana – Quero muito conhecê-lo melhor, vamos ao mercado? (pisca o olho três vezes e faz careta)
Pastor - Mercado? Por quê?
Joana – É que estão faltando algumas coisas em casa...Vamos? (mais piscadelas e caretas)
Pastor – Está bem, assim eu aproveito e faço compra lá pra casa também...
Pastor: Hum ervilha adoro, pena que faz mal pro meu estômago... Dá uma onda!
Joana: Ah ervilha que delícia, se não fizesse tão mal pro meu estômago eu levaria.
Pastor: (com dois pacotes de pão) e agora integral ou francês? Hum integral faz bem.
JOana: Hum dessa vez integral tem mais benefícios e me faz bem.(piscadelas)
Pastor: Não posso esquecer, açúcar, macarrão e pepino.
Joana: Tenho que pegar ainda, pepino, macarrão e açúcar.
Pastor: Nossa, eu também preciso de pepino, macarrão e açúcar!!!!(admirado)
Pastor: Desculpe-me tenho só que pegar o macarrão (risos) ih só tem um (risos) pode ficar (risos)
e Joana : Ah tudo bem obrigado (risos).
Pastor: Esta com muita pressa? Tomamos um café? Uma água? Um suco...
Pastor e Joana: Um suco de Laranja! (risos)


Cena 3

Sentam-se para um suco e começa ali uma conversa pra se conhecerem.

Pastor: E então me fale de você, quais são os segredos dessa mulher tão interessante?(para a platéia)
e que pisca sem parar!
Joana: Interessante eu? (risos) Bom como eu já disse me chamo Joana, sou uma mulher do bem, energizada, tranqüila, zen, totalmente zen, trabalho em uma ong que tem como foco principal, ajudar o meio ambiente.
Pastor: Nossa que legal, solidária você, como se chama essa ong?
Joana: I Love you more, mãe natureza!
Pastor: Interessante, muito interessante.
Joana: E Você?(rindo e piscando muito)
Pastor: Bom eu meio que trabalho com serviços sociais, sou pastor de uma igreja evangélica, faço faculdade de teologia, filosofia, gosto muito da natureza também, é isso, você freqüenta alguma religião?
Joana: Sim, sou espírita kardecista, minha mãe e eu freqüentamos um centro, onde fazemos trabalhos e reuniões, para ajudar pessoas com almas desencarnadas, e além da ong eu também trabalho lá, recebo algumas entidades e dou alguns passes.
Pastor: Espiritismo? Mas que absurdo! Eu nunca podia imaginar.
Joana: E qual o problema? Trabalhamos com as forças do bem.(fazendo caretas e fechando somente um dos olhos)
Pastor: Mas tem todos os problemas, segunda a bíblia Deus proibiu a consulta aos mortos ou a mediunidade e alem disso também proibiu a arte divinatória.
Joana: Olha aqui vocês não falam e pregam da importância de se ter uma alma boa, pra alcançar o paraíso, pra viver na divina graça ao lado de Deus? (colocando língua pra fora e piscando)
Pastor: Isso sim, um só espírito, uma só vida, que por conseqüências boas, atingirá o céu e será bem visto aos olhos de Deus, agora acreditar em reencarnação e outras vidas? Eu repito o espírito é um só...A bíblia é clara quando Deus fala que quem morre jamais retornará, a não ser depois de Jesus Cristo vier buscar aqueles que aceitam Jesus Cristo.
Joana: Deus é de inteligência suprema, e os espíritos são criados simples e ignorantes, todos iguais. Eles passam por quantas encarnações forem preciso, para atingir a perfeição, eles escolhem o caminho do bem e do mal, mas sempre são corrigidos para o bem, (pisca e treme a mão)(explode) Mas eu não estou aqui pra discutir sobre religião, não posso mudar o que você aprendeu, pois cada um acredita no que quiser... Viva sempre pelo caminho do bem e você será sempre muito feliz.(pisca e põe língua pra fora)
Levanta com pressa e sai, sem perceber que leva o celular de Davi que está de cabeça baixa e também não vê. Davi vai atrás de Joana.
Davi – Fiquei com o celular dela!!!!
Sulamita – Eu vejo o fim!!!!(olha para o nada, com medo – toca música de terror - com placa escrita “o fim está próximo”) (Entra e vai embora)

Devolutiva das cenas deste sábado, 26/09

sábado, 26 de setembro de 2009
Olá, queridos!

Eu e a Robi, que está aqui do meu lado, vamos postar aqui as devolutivas das cenas que vimos neste sábado.

Lucas e Taty: A cena foi impactante. A forma como as idéias foram desenvolvidas foi muito boa. O jogo entre os dois e o texto também. Como sempre, a ocupação do espaço foi muito bem resolvida. Mas como já conversamos hoje, procurem ressaltar a dúvida que nos gera mais reflexão: quem é o bem e quem e o mal? Parte do texto "pode" ser usado para abertura do espetáculo. Veremos isso mais para frente. Ah! quero a música que vcs usaram como trilha.

Aline, Sérgio e Adriana: A idéia da cena é muito boa. Houve alguns problemas técnicos: A voz precisa ser melhor projetada pela Adriana e o Sérgio precisa encontrar um tom um pouco mais grave para a voz do seu personagem. Aline encontrou-se em cena. Foi sua melhor apresentação. Cuidado apenas com o tique. Muitas vezes ele acabava se perdendo e retornava posteriormente sem motivo aparente. Tente marcar momentos para usá-lo. Quando estiver nervosa ou acometida por forte emoção, por exemplo.

Gabi e Fábio: A cena apresentou novos elementos dos dois personagens. Foi esclarecedora, mas muito extensa. É importante pensar no desenvolvimento das idéias de forma um pouco mais sucinta. Faltou um pouco de dinamismo. Sabemos da dificuldade de se fazer uma sessão de análise dinâmica, mas o dinamismo poderia ser explorado um pouco antes ou depois da análise. Fábio e suas pérolas. A construção da personagem melhorou. A voz está bom caminho. Ainda há dificuldade em se andar de salto. Faltou um pouco de energia para a Gabi. Precisamos ver um pouco mais de força nesta psicóloga.

Mayara, Laura, Joelma e Dênis: Sentimos falta de ver o grupo todo junto. Em alguns momentos parecia que as Meninas fizeram uma cena juntas e os pais fizeram apenas uma participação, da mesma forma que ocorreu na cena do casal. Seria interessante colocá-los todos juntos num mesmo espaço. Dênis e seus gritinhos, hhuahauhuha. Logo logo será preciso estudar um pouco do que acontece na umbanda ou no candomblé. O personagem está interessante, mas corre-se o risco de cair no estereótipo. As meninas ainda não encontraram a questão que tínhamos falado (transferir toda a maldade ou a bondade para os ursinhos), mas foi importante terem experimentado. Gostaríamos de ver as meninas um pouco mais infantis. Joelma estava justa, mas queríamos sugerir que se busque algum momento de maldade ou contradição na personagem. Lembrando que o bem e o mal anda juntos.

ORIENTAÇÕES PARA A PRÓXIMA AULA:

- Figurinos em branco e preto
- Levas roupas bem leves e garrafa d´água
- Assim que entraram na sala, evitar sair para qualquer coisa.
- Sugestões de cenas podem e devem ser postadas aqui, bem como as cenas que já foram escritas.


SEGUEM ABAIXO, ALGUNS VÍDEOS COM MÚSICAS DA BANDA KRYPTERIA












PROCUREM A MÚSICA YOU AND I DESTA BANDA. VEJAM A LETRA E A TRADUÇÃO.


Pensamento

sexta-feira, 25 de setembro de 2009
AS pessoas se julgam boas por não estarem, matando, roubando, estrupando.....
Mas e a alma delas será que não está mais suja que o próprio corpo!


Quarta - feira estava voltando do meu curso de canto ai eu vi uma mulher com um menino dentro do onibus conversando assuntos do dia a dia.
Ela se passou por uma pessoa tão boa conversando com ele perguntando do trabalho e coisas do tipo ai quando o menino ia descer ele mostrou apontando o dedo aonde ficava a casa dele, ela falou assim: Aquela grande lá, mas só no olhar dela eu percebi uma inveja tão grande ! ela fez uma cara de desgosto mas deu tchau para menino normal acho que ele nem percebeu,
Ate a hora que ela desceu eu fiquei reparando nela, ela ficou o caminho inteiro com um cara de pensativa e todo mundo que passava por ela ela fazia uma cara tão ruim por a pessoa estar relando nela por causa do onibus lotado.

Mas ai eu fiquei pensando quanto as pessoas podem nos surpreender na maldade com um simples gesto ou com apenas um olhar!



é isso aí pessoal ate amanha!
Energia, União, Alegria.
AMULETO.

Bem x mal

Olá pessoal!
Poxa o blog tah muito legal. sei que nunca postei mas sempre tem a primeira vez.rsss
Mas leio sempre tudo...e confesso que estou pirando em um monte de coisa...

Bom andei lendo muito sobre o tema e com algumas opinioes se formou isto.

BEM X MAL para se refletir e pirei um pouco...(Encontrei este texto na internet) E achei que bate com nossas questões...


"Se Deus é Absoluto Infinito e a Raiz Universal de tudo o que existe na Natureza e no Universo - de onde provém o Mal ou o Demônio, senão da própria matriz áurea do Absoluto?"


Como podemos distinguir o Bem do Mal, quando vemos que a luz não existe sem a escuridão, e que mesmo a maldade não existe sem que exista o bem, porque se tudo fosse bem ou mal, não haveria equilíbrio. Ou tudo o que existe seria Mal ou tudo seria Bom.

Se olharmos nas escrituras ocidentais, veremos que mesmo no Paraíso, que era onde o Ser humano estava e foi expulso, também existia o Mal. Isto quer dizer que é anterior ao ato humano. Se admitirmos a presença de anjos no Paraíso, estamos admitindo que não somos imagem e perfeição, já que o anjo é todo Bem e o demônio é todo Mal, e não somos nenhum dos dois.

Por outro lado, se somos imagem e perfeição, isto é, a imagem de Deus, dá a entender que Deus tem em si os dois lados da moeda, assim como nós. Eu tô pirando gente....E muitos conceitos da sociedade, que assim que nascemos colocam na nossa cabeça, bem como as bruxas e as fadas.

Os dois lados são muito relativos e depende do ponto de vista do observador. Se pensarmos na história de Sodoma e Gomorra, veremos que os anjos destroem as cidades. Seria um ato de crueldade contra a humanidade. Onde está o Bem neste momento? Onde estariam as palavras de Deus perdoando os inimigos (dando a outra face) e as leis criadas por ele mesmo e entregue à Moisés, (os 10 mandamentos ) o qual, deus Jesus vem reformar? Deus em paradoxo consigo mesmo.

Deixando a Bíblia de fora, vemos que a Ciência Social não conseguiu mudar a humanidade. Os mesmos erros e a mesma ganância vem arrastando o Ser Humano milhares de anos sem ter muita mudança. Mudam a embalagem e o recheio é o mesmo. A mesma hipocrisia.

E por causa desta hipocrisia, vemos milhares de pessoas em busca de lucros e riqueza, esquecendo que o que se acumula nos cofres veio de algum lugar. E o que foi explorado e transformado em dinheiro jamais voltará ser o que era.

Existem muitas industrias que destroem grandes áreas de florestas ou áreas subterrâneas em busca de minério, áreas de cultivo e pecuária. Tudo tem seu preço. As florestas não voltam ser o que eram. Muitas árvores já foram extintas, assim como seus habitantes. O "chip" dentro do "PC" não voltará ser minério. Agora será apenas lixo, que sendo reciclado voltará ser lixo.

Esta é a evolução da civilização. O intelecto evoluiu para a busca de suas riquezas, que são consideradas Bens. Mas estes Bens temporários fazem parte de um grandioso Mal, que corrói o espírito humano e seu amor, sua solidariedade. Ao invés de seguirmos para o futuro com uma consciência sã, regredimos ao passado, onde a lei era "olho por olho, dente por dente", ou seja, mal se paga com mal, bem se paga com bem. Longe de dar a face à tapa.

Os conceitos e preconceitos humanos criam vários símbolos que se cristalizaram e se tornaram deuses idolatrados por todos, sendo que com o tempo, estes símbolos conhecidos como deuses serão os próximos demônios, causadores de todos os males futuros.

Será que o Mal se torna Bem e o Bem se torna Mal, na evolução da vida? Se for esta a resposta, o conceito Yin e Yang está correto e comprova que as religiões puras se tornaram impuras e de dentro das religiões impuras pode sair algo puro e esta pureza é a evolução da vida, independente de Bem ou Mal.


Yin-Yang

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Yin-Yang: Taí um treco interessante! Do nada lembrei desse símbolo e tive a impressão de que tem muito a ver com o que temos discutido! Representado na filosofia chinesa, o Ying-Yang é o símbolo das duas forças complementares que compõem tudo o que existe! E é do equilíbrio dinâmico dessas duas forças que surge todo o movimento e mutação. Yang: ativo, noturno, escuro, frio, negativo. Yin: passivo, diurno, luminoso, quente, positivo. O preto e o branco simbolizam a interação dessas forças. Um dá origem ao outro, e ambos estão presentes em tudo. Possui uma simetria rotacional que sugere um contínuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a idéia de que toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto. Profundo isso, não?!
Talvez eu esteja viajando, mas acho que tem tudo a ver com o que temos discutido, toda aquela concepção de bem e mal, santidade e maldade. Como eu disse na última postagem, talvez estes extremos estejam mais perto e mais ligados do que imaginamos! Ia comentar sobre isso no sábado, mas achei melhor antecipar, vai que alguém goste e assim como eu tenha algumas idéias mirabolantes? Ps: Varlei, será que há algo sobre isso no seu dicionário de símbolos? Boa noite Cia Amuleto!

Temos o total controle?

Confesso a vocês q tenho preguiça(mt!haha) de escrever no pc...sei lá!meu negócio é papel e caneta ou debate cara á cara!haha ..mãs..vendo todos aqui postando suas idéias,opiniões,reflexões e histórias, decidi tomar coragem e contar uma(ao menos em parte) e juntamente expor umas reflexões e dúvidas á respeito q sempre me fizeram”matutar”.
É o seguinte:
Meu vô morreu muito jovem,aos 49 anos de alcoolismo.
Minha mãe e minha vó-toda a minha família praticamente-se lamenta muito pelo fato,apesar de meu vô ter feito minha vó e todos os seus oito filhos sofrerem bastante(!)
...
Sempre que pergunto p/minha mãe ou p/minha vó falarem mais do meu vô antes de começar a’história” elas sempre repetem certa frase-“Seu vô era maravilhoso,um homem muito bom,de grande coração,pena que ele bebia...”-
Pois é..
Mamãe sempre me conta(com os olhos e ar de saudade,até meio tristonha como se quisesse ter aproveitado mais tempo ao lado dele)que ele era muito tranqüilo,engraçado,brincalhão,bom de verdade.Quando estava sóbrio.
Minha mãe diz q ele fazia muitas brincadeiras com dinheiro,aquela de colocar dinheiro numa mãe e pôr pra trás,quem adivinhasse em qual estava ficava com o dinheiro(meu pai tmb fazia isso cmg*.*) ,ou escondia pela casa,e qm achasse,era dele!hahaha
Mamãe contou-me tmb q naquela época os bailes começavam cedo,não é q nem hoje em dia q começa no horário em q antigamente acabava ou até mais tarde.Por isso com á condição de minha vó q minha mãe e minha tias levantassem cedo e deixassem a casa brilhando, meu vô deixava elas irem ao baile sem problemas.Nunca brigou.E como trabalhava na prefeitura sempre pegava ingressos p minha mãe e minha tias para irem, ao parque ou ao circo...Além d inúmeros sorvetes,doces..o paizão q todo mundo quer!...
Mas,como nem tudo nessa vida são flores não é meus amigos,meu avô,Nabor Paiva,tinha um problema seríssimo,bebia,e quando bebia se TRANSFORMAVA dentro de casa.
Quando começava a beber no bar e ainda não estava completamente alcolizado,ainda mandava buscarem(quem quer q precisasse) roupas dele lá na casa da minha vó.Ato nobre não.
Mas,quando em sua corrente sanguínea pulsava álcool total mamãe diz q ele chegava em casa quebrando tudo,garrafas,porcelana,potes,arremessava panelas na minha vó,os oito filhos se escondiam num quarto q não tinha janela todos juntos e ele dizia q ia botar fogo no quarto mesmo com todas as crianças dentro.Um terror!Imaginem!Fico impressionado toda vez que mamãe me conta essa história!..
Até q vovó começou a esconder as crianças no quarto da frente, assim elas podiam pular a janela,e os vizinhos podiam ajudar,bem nem todos!Mamãe e vovó dizem q mts vezes os vizinhos com medo de se “intrometer” não ajudaram.(!!!)
Fora certa vez, quando em um dia chuvoso mamãe estava assistindo um desfile de rua do interior e vovô bêbado pegou o guarda-chuva e começou a bater nela do nada embaixo de mts raios e trovões(minha mãe não se curou do medo disso até hoje).
...
E então depois de ouvir esses e outros relatos me pergunto=
“-Então..meu avô...Nabor Paiva,era mau?
Mas se quando estava sóbrio ele fazia tantas coisas boas e tentava ajudar ao máximo as pessoas,como ele podia ser MAU?..
Ele então tinha dois lado?Um bom outro mal?
E ele escolhia o que queria ser naquelas horas ou não tinha o CONTROLE?”

Me faço mil perguntas querendo ter resposta para todas elas.
Creio que meu vô era sim um ser humano bom,o problema era que uma coisa mais forte e vinda de fora-a bebida- o fisgava e o fazia perder o controle de si mesmo.Não tendo controle de si perde-se o controle de seus atos,palavras..
É fácil de entender!Vejamos nós!Eu!Vocês!Todos simples seres humanos diante de”mil mazelas naturais a que a carne é sujeita”.
Podemos TENTAR ser bons com todos até os que não merecem,podemos tentar ser legais com quem não é,podemos amar quem não nos ama,podemos nos esforçar e correr atrás.Podemos sim.Porém no mundo á muita gente má,muita gente que pouco está se lixando pro ‘resto”.E aí vc fica naquela dúvida-Poxa,pq fulano ou ciclano é assim?Pq eu preciso ser bom se ele/ela não é?...
É...esse mundo tem armadilhas tão bem estruturadas que fica difícil de escapar..
Eu mesma TENTO sim,á cada dia melhorar,ser legal com quem não é,pegar as dificuldade da vida pelos braços e arremeçá-las p beeem longe de mim.Mas não é fácil.
É DIFÍCIL.Muito difícil!
Dar bom dia á quem não me dá,sorrir p qm não sorri p mim,ajudar qm pouco liga p mim,ser leal e sincera com qm não merece!Caramba cara!Eu não agüento não!Não agüento e me culpo por isso!mas a culpa não é minha!pOxa!...É muito mais fácil jogar td pro alto, ser mal-educada e andar com um punhal pessoal de defesa.Vai dizer q não!
O que quero dizer é que mesmo q sejamos uma coisa e saibamos o q somos,o mundo,a vida, as coisas, as pessoas(ALGO DE “FORA”)ás vezes nos fazem PERDER o controle do que somos e do que fazemos ou podemos fazer.Assim como no caso do meu vô...
Ou vocês pensam diferente?



“Pois quem suportaria o açoite e os insultos do mundo, a afronta do opressor, o desdém do orgulhoso, as pontadas do amor humilhado, as delongas da lei, a prepotência do mando e o achincalhe que o mérito paciente recebe dos inúteis, podendo ele próprio encontrar seu repouso com um simples punhal?”

ps:Essa última parte me refiro á nós no nosso dia-á-dia não á situação do meu vô táh?hahaha

Mais cena!

(É por volta de cinco horas da noite. Travesti dorme um sono profundo em sua cama. Está vestido de homem. É despertado por uma batida em sua porta. Muito sonolento, vai atender, é a vizinha católica beata.)
Beata – Olá!
Travesti (Sonolento) - Oi... Quem é você?
Beata – A pergunta é quem é você! Você é que é o novo vizinho! Como se chama?
Travesti (Hesitante) – Lad...Vanderley!
Beata – La... Vanderley?
Travesti - Não. Vanderley apenas. Vanderley Batista dos Santos, ao seu dispor!
Beata – Ao seu dispor digo eu!
Travesti – Como?
Beata (Desconversando) – Quero dizer... Todos aqui gostamos de conhecer os novos vizinhos! Veja: Trouxe um bolo de boas vindas à vizinhança!
Travesti (Pegando o bolo) – Oh! Obrigada!
Beata – Obri... gada?
Travesti – Gado! Obrigado!
Beata (Levemente insinuante) – Imagine... Precisando, é só chamar! Moro aqui ao lado!
Travesti – Mas... Seu marido...
Beata – Não tenho marido! Espero um homem que me seja enviado!
Travesti (Fazendo trocadilho) – Oh! Enviado? Entendi!
Beata – Tenho que ir... Até mais!
Travesti – Até!
(Travesti volta para dentro de casa um tanto atordoado fala sozinho)
Travesti – Bolo de boas vindas? Me sinto num filme americano! Ai ela me acordou no melhor do sono! Parece que dormi demais! Melhor me vestir logo para o trabalho!
(Começa a se vestir de mulher cantarolando qualquer música. Já vestido, batem novamente na porta. É o pastor evangélico.)
Travesti – Pois não, senhor?
Pastor – Olá! Vim dar boas vindas à você!
Travesti – Obrigada!
Pastor – Puxa! Ontem ninguém a viu! Seu caminhão de mudança chegou de noite, quis vir conhecê-la! Como se chama?
Travesti – Vander... Lady! Lady Gogá!
Pastor – Lady?
Travesti – É! Minha mãe me deu esse nome por causa da música do Roberto Carlos sabe? “Lady Laura Me leve pra cama Lady Laura!”
Pastor – Sim, sei! Que nome bonito!
Travesti – Obrigada!
Pastor – Nome bonito para uma mulher bonita!
Travesti – Que bondade a sua!
Pastor – Venha participar de um culto na igreja no final de semana! Frequenta igreja não é?
Travesti – Sou cristã, mas não vou muito...
Pastor – Bom, também dou estudo bíblico em casa! Se quiser, moro logo aqui do lado!
Travesti – Mas sua esposa não se incomodaria?
Pastor – Imagine! Quem se incomodaria numa presença tão agradável quanto a da senhorita?
Travesti – Bondade a sua, pastor! Obrigada! (Notando o céu atrás do pastor) Puxa vida! Ainda há sol!
Pastor – Sim. São cinco da tarde!
Travesti – Oh Deus! E eu aqui toda vestida para trabalhar!
Pastor – Trabalho noturno?
Travesti – Sim! Sou... promotora de uma casa de... eventos!
Pastor – Certo! Bem, apareça na igreja!
Travesti – Pode deixar, obrigada!
(Travesti mais uma vez sozinha.)
Travesti – Lady, Lady! Onde está com a cabeça? Tem que controlar seus horários! Não são nem nove horas! Vou tirar essa roupa, esse salto e descansar mais um pouco!
(Quando está com metade de roupa de homem e metade de mulher, batem na porta)
Travesti (Abre a porta impaciente) – Oi! (É a espírita)
(Espírita mede a travesti de cima a baixo.)
Espírita – Você...
Travesti – Se vai me ofender, saiba que...
Espírita – Você não terminou de se montar! O que está esperando? Está ficando linda!
(Ambas trocam sorrisos. Congelam em cena)
(À frente do palco, pastor e beata juntam-se para conversar.)
Pastor – É uma adorável senhorita!
Beata – Então deve ter um irmão, pois quem me atendeu foi um gentil rapaz!
(Espírita e travesti vem juntar-se aos dois).
Espírita (Chegando e anunciando) – Travesti!
Os outros dois – O quê?
Espírita – Seja muito bem-vinda, bem-vindo!
Pastor – O que significa isso? Você não é uma mulher? Lady?
Beata – Achei que você fosse homem... (estranhando)
Travesti – Não ia contar, mas ela me encorajou a dizer que... Realmente, sou igual pizza doce – meia Romeu, meia Julieta. (Sorri).
Espírita – E não tem nada demais nisso! O que importa é o seu interior estar sintonizado com o exterior, nada mais...
Travesti – Pois é...
Beata – Santa Maria!
Pastor - Esse mundo está perdido!
Travesti – Mas gente... Porque o choque? Eu sou tão espiritualizada!
Beata – Então você é um rapaz de Deus, ele o fez à semelhança de Adão, para encontrar para si uma Eva!
Pastor – É a personificação de Sodoma e Gomora!
Travesti – Que exagero! Já lhe disse que sou cristã, pastor! Não teria conseguido me livrar de muitos males que minhas amigas não se livraram se Deus não estivesse ao meu lado. Pelo menos é no que eu acredito!
Espírita – O que me dizem disso?
Beata – Não pode estar dos dois lados!
Pastor – Em cima do muro!
Beata – Que lado você escolhe?
Pastor – Mesmo que seja o catolicismo, antes isso do que onde está! (Sussurrando) Embora seja melhor escolher o caminho da verdade entende?
Travesti – Não tenho que escolher entre vocês ou suas denominações. Escolho Deus e a honestidade. Se me aceitarem, bem, podemos ser bons amigos além de vizinhos, terei o maior prazer. Caso contrário... Vivi muito bem até hoje sem vocês, meus queridos. Posso continuar seguindo sozinha. Agora se me dão licença, eu vou trabalhar agora. (Travesti se retira).
Pastor – Sim... Trabalhar... De promotora de eventos não é? Sei, sei...
(Os três abanam a cabeça em negativa uns para os outros).

(Esta é a cena que foi escrita que originalmente seria feita pela Aline no papel da Espírita, mas que acabou sendo substituída pelo Dênis fazendo o papel de um Pai de Santo devido a falta da Aline, logo a cena ficou diferente do que havia sido escrito, mas está aí, o texto que usaríamos originalmente!)

Golem - Pesquisa sobre bonecos


Oi turma, tudo bem?
Fui pesquisar sobre bonecos, voodu e cheguei neste termo: Golem. Achei interessante, não sei se caberá no nosso espetáculo, mas como nunca tinha lido ou ouvido a respeito, preferi colocar aqui pra todos.
Golem é um ser artificial mítico, associado à tradição mística do judaísmo, particularmente à cabala, que pode ser trazido à vida através de um processo mágico.
O golem é uma possível inspiração para outros seres criados artificialmente, tal como o homunculus na alquimia e o moderno Frankenstein (obra de Mary Shelley).
No folclore judaico, o golem (גולם) é um ser animado que é feito de material inanimado, muitas vezes visto como um gigante de pedra. No hebraico moderno a palavra golem significa "tolo", "imbecil", ou "estúpido". O nome é uma derivação da palavra gelem (גלם), que significa "matéria prima".
História
A origem da palavra
A palavra golem na Bíblia serve para se referir a um embrião ou substância incompleta: o Salmo 139:16 usa a palavra "gal'mi", significando "minha substância ainda informe".
As primeiras histórias de golems são mais antigas que o judaísmo. Adão é descrito no Talmud (Tratado Sanhedrin 38b) inicialmente criado como um golem quando seu pó estava "misturado num pedaço sem forma". Como Adão, todos os golems são criados a partir da lama. Eles eram criações de pessoas santas e muito próximas de Deus. Uma pessoa santa era uma pessoa que se esforçava para se aproximar de Deus, e por essa luta consegue um pouco da sabedoria e poder de Deus. Um desses poderes é a criação da vida. Por mais santa que a pessoa fosse, no entanto, a sua criação sempre seria apenas uma sombra de qualquer criação de Deus.
Desde cedo se desenvolveu a noção de que a principal deficiência do golem era a sua incapacidade em falar. No Sanhedrin 65b, é descrito como Raba criou um golem usando o Sefer Yetzirah. Ele enviou o golem para Rav Zeira. Rav Zeira falou com o golem mas ele não respondeu. Disse Rav Zeira: "Vejo que você foi criado por um dos nossos colegas; volte ao pó".
Domínio e activação dos golems
Ter um golem como servo era considerado como o mais elevado símbolo de sabedoria e santidade, e existem muitos contos de golems ligados a proeminentes rabinos através da Idade Média.
Outros atributos dos golems foram sendo adicionados através dos tempos. Em vários contos, o golem tem escritas palavras mágicas ou religiosas que o tornam animado. Escrever um dos Nomes de Deus na sua testa, num papel colado em sua fronte ou numa placa de argila embaixo de sua língua, ou ainda escrever a palavra Emet (אמת, 'verdade' em hebraico) na sua testa, são exemplos de algumas dessas fórmulas de animação do golem. Ao apagar a primeira letra de Emet (da direita para a esquerda, dado que é assim escrito o hebraico), formando Meit (מת, 'morto' em hebraico), o golem era desfeito.
A narrativa clássica
A mais famosa narrativa com um golem envolve o rabino Judah Loew, de Praga, durante o século XVI. Diz-se que ele teria criado um golem para defender o gueto de Josefov em Praga contra ataques anti-semitas. A primeira publicação da história do golem apareceu em 1847 em uma coleção de contos judaicos intitulada Galerie der Sippurim, publicada por Wolf Pascheles, de Praga. Cerca de 60 anos mais tarde, um conto de ficção foi publicado por Yudl Rosenberg (1909). De acordo com a lenda, o golem teria sido feito com a argila do rio Moldava que banha Praga. Seguindo rituais específicos, o rabino construiu o golem e fez com que ele ganhasse vida recitando um encanto especial em hebreu e escrevendo na sua testa a palavra emet. O golem deveria obedecer ao rabino, ajudando e protegendo o gueto judaico. Durante o dia, o rabino escondia o golem no sótão da Antiga-Nova Sinagoga. Porém, o golem cresceu e se tornou violento e começou a matar pessoas espalhando o medo. Foi então prometido ao rabino Loew que a violência contra os judeus pararia se o golem fosse destruído. O rabino concordou e destruiu o golem apagando a primeira letra da palavra Emet.
A existência de um golem na maioria das histórias mostrava algo bom, mas com problemas. Embora não fosse inteligente, o golem podia fazer simples tarefas repetidamente. O problema era controlá-lo e fazê-lo parar.
Elementos semelhantes podem ser encontrados no romance Frankenstein de Mary Shelley.
Isaac Bashevis Singer, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, escreveu a sua versão da lenda do Golem em 1969.
Nos jogos eletrônicos, os golens são criaturas fortes com poder de destruição incrível. Ele pode ser encontrado principalmente no MMORPG Ragnarök Online onde é apresentado com um formato rochoso e assustador!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golem 21/09/09

Sobre um trecho bíblico (Achei interessante!)

terça-feira, 22 de setembro de 2009
"Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o."

(Mateus 19:12)

Agora vejam:

Eunuco é um homem cujos testículos foram removidos por orquidectomia ou são congenitamente não-funcionais. A remoção de toda a genitália externa masculina é denominada emasculação. Excepcionalmente praticada, a penectomia (também conhecida como falectomia) é a retirada apenas do pênis.
Eunucos podem ter essa condição em virtude de problemas congênitos. Um dos motivos deve-se ao mau desenvolvimento testicular na vida fetal, originando vários graus de baixa virilização e mesmo pseudo-hermafroditismo; outro motivo decorre de intervenções externas, a castração. O mais antigo registro de castração intencional para criar eunucos vem da cidade suméria de Lagash no século XXI a.C. mas foi muito praticado na Ásia, sobretudo na China antiga. Na índia são conhecidos como hijras.

Eunucos na Bíblia:

Jesus fala sobre três tipos de eunucos: "Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." (Mateus 19:12)
Pode-se assumir que eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos" seriam os castrados voluntários, podendo tomar-se isto no sentido da castidade. Finalmente, aqueles que nasceram eunucos (com anomalias de virilização, embora com a presença de pênis) seriam os eunucos "naturais"; alguns argumentam que os homossexuais pertencem a esse grupo. Algumas pessoas alegam que Jesus teria dito que casamento não é para todos, e que este comentário feito por Jesus poderia significar que ele reconhece o celibato, que provavelmente ele mesmo praticou, como alternativa viável.
Existem duas histórias de eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em Jeremias 38, um eunuco etíope salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca traz uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como Jerusalém será salva.
Outro eunuco etíope, em Atos 8, é batizado por Filipe, o Evangelista, o qual seria um importante funcionário de Candace, rainha da Etiópia.
São Lucas conta que o eunuco estava retornando de Jerusalém e lia um texto que se encontra no capítulo 53 do livro do profeta Isaías, uma passagem profética do Messias, a qual descreve o sofrimento sacrificial daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O eunuco indagou Felipe se o autor estava referindo-se a si mesmo ou a uma outra pessoa. Então Felipe, partindo daquela passagem, anunciou Jesus ao eunuco enquanto continuavam no trajeto. Durante o percurso, o eunuco pediu que fosse batizado por Felipe assim que identificou um lugar onde havía água (provavelmente um rio). Depois disso, Felipe teve o seu corpo arrebatado para uma outra localidade e o eunuco prosseguiu no seu caminho de volta à Etiópia.

Eunucos na atualidade:

Eunuco não é sinônimo de homossexual, nem tampouco transexual. Os comportamentos sexuais diferidos raramente apresentam eunucoidismo ou alterações hormonais naturais. O uso exógeno de hormônios femininos e a conformação do corpo adquirida por adições de substâncias apropriadas nas clínicas de medicina estética podem dar a aparência eunucóide. Há transexuais em muitos países do mundo, embora poucos se submetam à Cirurgia de Redesignação Sexual (CRS), preferindo viver como um terceiro sexo. A cirurgia para troca de sexo de indivíduos masculinos consta de emasculação e construção de neovagina perineal. O país que mais realiza esta cirurgia em clínicas especializadas devido a legislação permissiva é o Marrocos. Na índia, uma hijra (como são conhecidos os transexuais indianos) chamada "Shabnam Mousie" (literalmente: "tia Shabnam") fez história por se tornar a primeira hijra a ser eleita para a Assembléia Legislativa Nacional. Aos eunucos indianos só foi permitido direito de voto em 1994. No novo milênio várias hijras ganharam destaque no estado de Madhya Pradesh. Cinco delas, agora batizadas como 'paanch Pandavas' (cinco Pandavas), foram eleitas para vários quadros públicos. Kamla Jaan tornou-se prefeita de Katni, enquanto Meenabai a presidenta da câmara do município de Sehora, a mais antiga entidade cívica do país.

Referências no Cinema:

Francisco Bosch fez o papel do eunuco persa chamado Bagoas, contracenando com Colin Farrell que atuou como Alexandre, O Grande, seu amante, no filme Alexander (2004), de Oliver Stone.
Mr. Osborne (Donald Sutherland) é eunuco, em "Fierce People" de Griffin Dunne.

Diferenças entre transexual e travesti

Travesti - no sentido fisiológico o travesti é um homem, mas se relaciona com o mundo como se fosse uma mulher: seu corpo é moldado com formas femininas, socialmente exerce o papel da mulher (...)
Na relação das patologias psiquiátricas consta o termo travestismo que é descrito na Classificação Internacional de Doenças da OMS (CID) por duas classificações patológicas: “travestismo fetichista” F65.1 e “transtornos múltiplos da preferência sexual” F65.6.[3] Há um segmento de pessoas que consideram que o sufixo “ismo”, nesse contexto, significa disfunção ou desvio, que não tendo cura através da medicina, só aumenta a dificuldade de ser travesti. Por não considerar essa patologia imposta, as travestis preferem o termo travestilidade como forma de suprimir o peso implícito de doença, vinculado à essa expressão a supressão do termo homossexualismo em benefício do termo homossexualidade, uma vez que o homossexualismo já não é mais classificado como doença pela OMS. Para a medicina, contudo, ser travesti ainda é sinônimo de ser portador de “transtorno de preferência sexual”.
A principal característica que permeia esse universo é abrigar num corpo masculino, o espírito e a mente femininos e possuir ainda genitália masculina, que não lhe traz nenhum constrangimento. As travestis podem viver sua sexualidade, incorporando em um mesmo corpo físico e mental, o masculino e o feminino, forma dúbia que pode estar expressa na sua própria aparência.

Transexual - o indivíduo transexual tem como característica principal o desejo constante e intenso de modificar seu sexo genital. Entende-se que uma pessoa transexual possui a genitália de determinado sexo (masculino ou feminino), porém, sua psique (mente) é oposta a ele. Sendo assim, o transexual de homem para mulher (MtF, Male to Female) é aquele que nasceu com a genitália masculina, mas sua psique é feminina. Ou seja, se de mulher para homem (FtM, Female to Male), temos uma pessoa que nasceu com a genitália feminina, mas sua psique é masculina, determinando que ela se perceba interna e externamente como um homem. As pessoas transexuais vivem grande parte de suas vidas (quando não toda ela) numa grande angústia interna, uma vez que têm a sensação de possuírem uma alma feminina ou masculina encarcerada num corpo físico oposto a tal realidade interna. Isso se traduz também numa angústia extrema, não compreendida cultural e socialmente, sendo muitas vezes até mesmo banalizada.
Portanto, a diferença entre travesti e transexual é identificada pelo fato de travesti não possuir a identidade sexual feminina, apesar de poder desempenhar papel sexual feminino. Um travesti se sente confortável com seu sexo genital e não expressa o desejo de alterá-lo. Por outro lado, uma mulher transexual possui a identidade sexual feminina, assim como a identidade de gênero e, portanto, na maioria dos casos, seu maior desejo é realizar a cirurgia de redesignação sexual, garantindo para si uma vida mais adequada, com maior conforto e felicidade.

(Fonte: Wikipédia)
segunda-feira, 21 de setembro de 2009

- Cena apresentada por Fábio (Personagem: Lady Gogá), Sérgio (Personagem: Pastor evangélico) e Mayara (Personagem: Prostituta e filha do psator) -

(Local onde se passa a cena inicialmente: Boate GLS)
(Prostituta está na platéia bêbada. Entra Travesti.)


Prostituta: Uhu! Linda! Diva! Maravilhosaaaa! Perfeita! Tudo de booooommmm!
Travesti: Olá! Você por aqui até nos dias de ensaio querida?
Prostituta: Sempreeee! Começa logo!
Travesti: Está bem, já que está aqui, me ajude! Aperte o play!
(Prostituta obedece, vai até o som e aperta o play. Começa uma música e o travesti começa sua performance dublando e dançando, enquanto a prostituta de vez em quando grita da platéia: “Deusa, musa, glamorosa!” De repente, a prostituta some ao palco e começa a rodar junto com a travesti.)
Prostituta: Uhuuuu!
Travesti: Parou! (Desliga o som)
Prostituta (ainda dançando/rodando sem música): Uhuuuuu!
Travesti: Dançando sem música honey?
Prostituta: Ah! Por que parou?
Travesti: Querida! Não pode subir no palco comigo, atrapalha o ensaio!
Prostituta: Desculpe! É que sou tão sua fã!
Travesti: Eu sei meu bem, te vejo na platéia todas as noites, obrigada! Mas hoje não tem show, é só o ensaio mesmo e... Você está caindo de bêbada, não deveria estar aqui!
Prostituta: Ai, mas eu não aguento sabe? Depois de tantas horas de trabalho em baixo daqueles homens velhos gordos e...
Travesti: Pois é, eu sei que o babado é forte, mas não pense que me engana! Sei que tem uns clientes gostosudos para atender!
Prostituta: Mesmo assim, me canso! E meu pai... Ah! Ele é chato, não gosto de ir pra casa!
Travesti: Entendo, mas deve ir agora!
Prostituta: Não posso ir, estou tão mamada que pode vir um tarado na rua e se aproveitar de mim!
Travesti: Quer dizer usa, abusar e sair sem pagar?
Prostituta: É!
Travesti: Deus do céu, estamos sozinhas aqui! Vou ter que te levar pra casa então! Por que se aparecer um homem, para te defender deixo que ele abuse do meu corpo e não do seu!
Prostituta: Obrigada! Mas eu não quero ir, não quero por que...
Travesti: Não discuta comigo! Vamos!

(Muda o local: Casa da prostituta. Na sala o pai que é pastor evangélico espera pela chegada da filha aflito.)


Pastor: Onde estará aquela abençoada? Para não dizer o contrário!
(Travesti bate na porta.)
Pastor: Finalmente chegou! (Abrindo a porta.)
Travesti: Boa noite!
Pastor: Que diabo é você? E o que fez com o meu bebê?
Prostituta: Seu bebê é o cacete!
Pastor: Olhe a boca mocinha! Entre em casa!
(Travesti vai entrando carregando a moça).
Pastor: Você não! Só ela!
Travesti: Não vê que não consegue andar sozinha?
Pastor: Está bem, entre!
(Travesti entra e senta a moça no sofá)
Pastor: Minha filha! Por que está vestida assim? Como uma vagabunda?
Prostituta: Mentira sua papai! Estou vestida como uma personagem bíblica! Não era seu sonho?
Pastor: Personagem bíblica?
Prostituta: Maria Madalena!
Travesti: Uuuuhhhh! Arrasou! Sou fã da Mada!
Pastor (indignado): Bem que me foi revelado que estava andando com espíritos ruins!
Travesti: Oh!
Pastor: Saindo toda noite! Meu Deus! Estava se prostituindo!
Prostituta: Estava papai! Estava! E daí?
Pastor: Por que, minha filha? Eu sempre te dei de tudo!
Prostituta: Tudo menos amor! Atenção! Desde que mamãe morreu só vive para a igreja!
Travesti: Ops! D.R. de família! Tô bem fora!
Pastor: Espere aí coisa esquisita!
Travesti: O senhor me respeite por favor! Eu tenho nome!
Pastor: E qual seria?
Travesti: Lady Gogá!
Pastor: Gogó?
Travesti: Não Gogó! Gogá! É francês!
Pastor: Francês?
Travesti: Yes!
Pastor: Que seja! Levou minha filha pra prostituição não é?
Travesti: O senhor não sabia que ela é... Minha nossa! Que bafón!
Pastor (com nojo): Só podia ser! Gente da sua laia...
Travesti (ofendida): Está enganado meu senhor, não me prostituo! Sou uma profissional!
Pastor: Profissional em que?
Travesti: Sou marketeira do movimento GLBTT, batedora de cabelo, dubladora de artistas importantíssimos como Xuxa, Kelly Key e Maysa do Silvio Santos e entrego panfleto na Rua Augusta toda quarta e quinta! Tá?
Pastor (Zombando): Que ralé!
Prostituta (defendendo a amiga): Pare de maltratar minha amiga papai! Se ela não teve oportunidades, é por culpa da sociedade que é preconceituosa! Lady Gogá sempre quis ser médica e não pôde! E o senhor faz parte de muitos que emanam o preconceito!
Pastor: A culpa é dela por ser safada! Se fosse crente e me pagasse o dízimo religiosamente! Mas o assunto aqui é você! Aliás, essa coisa já ficou tempo de mais na minha casa! Fora daqui!
Travesti (magoada): Estou indo meu senhor! Apenas... Poderia me mandar embora sem ser mal educado. Me desculpe por entrar na sua casa... Até mais querida!
Prostituta: Não vá Lady! Lady! Não vá!
(Travesti sai.)
Prostituta: Por que fez isso papai? Ela foi boa comigo! Poderia ter me deixado na rua, mas me trouxe pra casa!
Pastor: Mas é da rua que você gosta não é? Que decepção filha! Deve estar com o demônio no corpo!
Prostituta (Muito ofendida, triste, revoltada): Não! O senhor que está! No caminho falei pra Lady que ela podia dormir no quartinho dos fundos hoje! Está tarde para ela ficar andando sozinha por aí!
Pastor (Displicente): Nem pra ficar na casinha do cachorro! Ela que se defenda com a navalha dela até chegar à própria casa!
Prostituta (Levantando-se): Ela não anda com navalha papai e dorme na boate, não tem casa!
Pastor: O que vai fazer?
Prostituta: Ir atrás dela, o senhor a magoou!
Pastor: Filha! Volta aqui! Filha!
(Prostituta sai cambaleando.)

(Local: Rua. A travesti andando, começa a correr gritando como se estivesse sendo perseguida e depois agredida. Atrás do pano grita, depois cai no chão já na vista da platéia, chorando e descabelada. Entra a prostituta.)

Prostituta (Abaixando-se para socorrer Lady Gogá): Minha Lady! Amiga, o que houve?
Travesti: Uma gangue!
Prostituta: Oh, meu Deus! Te roubaram?
Travesti: Não, não levaram nada! Só queriam me bater mesmo e... E conseguiram...
Prostituta: E a troco de nada meu Deus! Vamos, levante!
Travesti: Obrigada!
Prostituta: Que custava meu pai te deixar dormir lá no quartinho de casa?
Travesti: Não tem problema, querida... Eu já estou acostumada com as pessoas...
Prostituta: Ai meu Deus! (Acariciando o rosto da travesti.) Me parte o coração!
(Se abraçam. Fim da cena.)

Menino louco de aproximadamente 17 anos está na sala de sua casa e começa a delirar sobre o que as pessoas dizem para ele!

Menino: (imitando uma mulher) Você é louco
(imitando uma velha) Você ta com o demonio
(imitando sotaque nordestino) Ave maria este menino ta com o capeta!


Menino: ( Gritando) LOuco é o caralho, eu não sou louco só sou realista.

Menino: (imitando um pastor com uma biblia na mão)
Há 2009 anos atrás foi dada a maior prova de amor pela humanidade, e o que nós fizemos por isso?
(jogando a biblia) Porra nenhuma!

Menino: ( com seu jeito de louco) AS pessoas desta terra estão mais encapetada do que o próprio capeta!
Elas vão a Igreja não com o intuito de louvar a deus, mas sim com ambissão.
Menino: (imitando mulher orando com suataque nordestino) Aí meu deus me de muito dinheiro pra mim conseguir pagar meu carnê das casas Bahia.
Menino: Que porra é essa cadê o louvor a cristo, mas sem contar as irmãs qie também vão a igreja para fazer disfile de moda!
(imitando irmã da igreja) Boa noite irmã, paz do senhor.
Irmã não é querendo falar mal da outra irmã não mas você viu que já é o segundo culto que ela vem com o mesmo vestido, eu mesma nunca repito a roupa sabe, eu acho q assim deus me olha melhor!
Menino: Quem vê pensa que é assim, será que essas véias que fazem este tipo de coisa não se ligam que deus gosta das pessoas do jeito que elas são.
Mas existem outros tipos também como aquelas mães que levam os filhos a força´pra igreja aí chega ao culto o filho fica com cara de bunda o tempo inteiro( imitando a cara do menino)
Aí chega em casa o filho já vai ver coisas indevidas na internet
Menino: (imitando o filho se masturbando) aí meu deusss o que é isso
Menino: A mãe do filho pensa que ele está louvando e pergunta ta louvando meu filho
Menino: (imitando o filho se masturbando) to mamãe to lou.. lou... lou.... loiveiiii...( e cai na cadeira da sala).
Menino: ( com sei jeito de louco) que porra é esta que estamos vivendo parece qie tudo que aconteceu foi em vão!
Louco é o caralho é o caralho eu só sou realista.

Chega dois infermeiros e pegam o menino a força tentando colocar a camisa de força, menino fica desesperado e caí no chão em forma da cruz.

Menino: (aflito) não de novo não, (gritando) ahh... ò pais perdoai eles não sabem o que fazem!


(está história foi escrita não no entuito de dizer que todas as pessoas religiosas fazem isto, é apenas um ponto de vista sobre aqueles aqueles que creem mas não verdadeiramente. Sem querer julgar a forma de nehum crer apenas levantando crítocas sobre o assunto).

Você X Você mesmo

domingo, 20 de setembro de 2009
Ultimamente tenho filosofado bastante com nossas aulas sabadais rs... Mas ao invés de conversar comigo mesmo, hoje vou escrever aqui. Desculpe se houver erros e se eu me embaralhar, mas meus pensamentos não costumam ser muito organizados rsrsrs.
Então vamos filosofar um pouquinho:
As pessoas falam muito do bem e do mal, do caminho certo e do caminho errado. Aí eu me pergunto: essa definição de bem e de mal é feita por quem? Quem é que define qual o caminho certo e qual o errado? Você pode ouvir muitas pessoas, muitos pontos de vista, mas cabe a você ser influenciado ou não. O certo para alguém pode ser o errado para outro alguém, e vice-versa. Diz a lenda que nos foi dado aquele tal do livre arbítrio e que desde então cada um obteve o direito de fazer o que bem entendesse. Sabe aquela história do "ser dono do próprio nariz"? A cada dia que passa queremos cuidar de mais narizes e deixamos que outras pessoas cuidem do nosso. Que coisa mais estúpida! Ficamos ofendidos quando alguém não segue nosso conselho, ficamos indignados quando alguém prefere não tomar partido quando pedimos uma opinião. Queremos ser bom, mas o que fazemos para isso? Deitamos a noite em nossa cama quentinha e dizemos algo como "senhor, cuidai dos menos favorecidos". É fácil jogar tudo na mão de Deus, não é? É ele que tem que cuidar de tudo. Ele tem que dar alimento aos que não tem, ele tem que dar lar aos desabrigados, ele tem que mostrar o caminho para os que se encontram perdidos, ele tem que exterminar a maldade, e o pior de tudo: ele tem que TE fazer FELIZ! Mas que absurdo! Aí um belo dia você perde um ente querido, ou não passa numa entrevista de emprego, ou toma um fora de um namorado, ou quebra o dedinho do pé e tem que repousar por uma semana, ou toma uma chuva no caminho para casa, ou perde o ônibus para ir ao trabalho, ou é injustiçado por alguém, ou simplesmente pisa num cocô de cachorro e... PRONTO! Que atire a primeira pedra quem nunca disse algo do tipo: "O que foi que eu fiz para merecer isso?"... "Eu que sou tão bom com todo mundo!"... "Deus, por que você está fazendo isso comigo?". É muito fácil assim. Se as coisas dão super certo o mérito é nosso. Se dão muito errado é porque Deus é injusto conosco. Se fosse assim, Deus seria bem sádico por gostar de ver a gente sofrer não é mesmo? Então todos colocam a sua máscara e lá se vão... Uns para a missa do domingo, uns para o culto do sábado, uns para o descarrego da quinta, uns para a sessão espírita da terça, uns para a mesa branca da segunda e por aí vai... Uns não vão a lugar nenhum, simplesmente dizem "E agora meu Deus?" e pronto! Acham que Deus descerá por um guindaste "Deus-ex-machina" como nas tragédias gregas e tudo se resolverá. É revoltante, mas ao mesmo tempo é compreensível. É muito mais fácil jogar a culpa nos outro. E quando digo isso não falo apenas de Deus. É aquela velha história: quando eu arrumar um emprego melhor eu serei feliz, quando eu tiver um carro eu finalmente serei feliz, quando eu for rico com certeza serei feliz, quando eu me casar aí sim eu vou ser feliz, quando eu me aposentar vou viver feliz... Quando... Se... E até lá você passa a sua vida toda hibernando, esperando que tudo um dia se resolva de maneira mágica. E depois quando estiver com seus todos anos vai olhar para os mais jovens e vai dizer: "Se eu tivesse feito isso, se eu tivesse feito aquilo, se eu tivesse seguido tal caminho...". Nostalgia pode ser algo bom, mas viver nostalgicamente não me parece uma coisa muito agradável... Bom, é isso... As alternativas existem até mesmo quando dizemos "não ter alternativa", afinal, se dizemos isso já deixamos claro que não faremos nada, que é assim é pronto. Quanto conformismo, não? É de se pensar...
Como no Clown, as pessoas deveriam deixar-se levar mais pelo seu nariz... O caminho certo e o caminho errado podem ser mais paralelos do que a gente imagina... O bom e o mau podem estar mais próximos do que a gente deseja... A maldade e a bondade agindo mutuamente dentro de nós.
Beijos a todos, e já estou ansiosa para o próximo sábado!

Quem Irá Salvar Sua Alma

Estou postando aqui, a tradução de uma música da cantora Jewel que eu adoro! A música se chama "Who will save your soul" (Quem irá salvar sua alma). A letra tem tudo a ver com tudo o que já foi comentado sobre o bem, o mal e tem haver também com o nosso dia-dia. Ouçam a música se possível. Apesar de ser em inglês, a Jewel ainda canta meio que enigmática/irônica o que dá um misto de sensações estranhas - pelo menos em mim - por ela cantar tão encantadoramente uma letra um tanto quando obscura (não sei se essa é a palavra) mas é uma letrinha que faz dar um medinho! Rsrs! Enfim... Confiram!

Quem Irá Salvar Sua Alma - Jewel

Pessoas vivendo a vida delas para você na TV
Elas dizem que são melhores que você e você concorda
Ele diz "Atenda meus telefonemas" do lado de trás daqueles muros gelados
O patrão diz "Venha aqui, garoto, não existe nada de graça"
Outra conta do médico, uma conta do advogado, outra agradável sensação barata
Você sabe que o ama se ele satisfizer suas vontades mas

Quem irá salvar sua alma quando ela vier às flores agora?
Quem irá salvar sua alma depois de todas aquelas mentiras que você contou, garoto?
Quem irá salvar sua alma se você não vai salvar você mesmo?

Nós tentamos empurrá-los, nós tentamos apressá-los, nós tentamos amaldiçoá-los
Os policiais querem alguém para espancar na Avenida de Orleans
Outro dia, outro dólar, outra guerra
Outra torre foi erguida onde os sem-teto tinham seus tetos
Então nós rezamos para tantos deuses diferentes quantas são as flores
Mas nós chamamos a religião de nossa amiga
Estamos tão preocupados em salvar nossas almas
Com medo de que Deus irá cobrar seus direitos que nós esquecemos de começar a pagar mas

Quem irá salvar sua alma quando ela for à venda agora?
Quem irá salvar sua alma depois de todas aquelas mentiras que você contou, garoto?
Quem irá salvar sua alma se você não vai salvar você mesmo?

Alguns estão caminhando, alguns estão falando, alguns estão se aproximando de sua morte
Você tem seguro social mas ele não paga suas contas
Existem vícios para alimentar e existem bocas para pagar
Então você negocia com o diabo e você está bem por hoje
Diz que você os ama, tira o dinheiro deles e foge
Diz que é formidável, querido, mas era apenas uma daquelas coisas
Daquelas experiências, daquelas cordas que você precisa cortar
Então saiam pelas ruas, garotas, e vendam seus traseiros

Quem irá salvar sua alma quando ela for à venda?
Quem irá salvar sua alma depois de todas aquelas mentiras que você contou, garoto?
Quem irá salvar sua alma se você não vai salvar você mesmo?

QUANDO NASCE UMA ESTRELA? - OS CONCURSOS DE BELEZA GAY COMO LUGAR DE RECONHECIMENTO SOCIAL DO TRAVESTI.

ANAIS DO XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO - RESUMOISSN 1981-4321Tema: Sessões Temáticas - Gênero, Sexualidade, Etnia e Geração

QUANDO NASCE UMA ESTRELA? - OS CONCURSOS DE BELEZA GAY COMO LUGAR DE RECONHECIMENTO SOCIAL DO TRAVESTI.

Autor:
CLAUDIA VALENÇA FONTENELE, IRLYS A. F. BARREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Introdução Os travestis apesar de serem classificados como "minorias" sociais, têm conseguido ampliar seu espaço de visibilidade, e cada vez mais, na atualidade: seja através da presença na mídia (programas de televisão, grupos na internet, reportagens sobre cuidados e saúde etc); seja através de movimentos sociais (grupos de apoio, organizações não-governamentais - ongs, a própria parada gay). Os concursos de beleza gay que acontecem todos os anos em Fortaleza são considerados pelos travestis espaços de socialização, aprendizagem e acolhimento de seus pares. Esses concursos de beleza, em suas diversas versões, são importantes espaços de "fechamento" de um processo: o travesti investiu emocionalmente, psiquicamente, socialmente e financeiramente num corpo, numa identidade, num lugar, que agora será apresentada aos seus pares. Estes irão reconhecê-lo como pertencentes ao grupo ou não. A participação em concursos de beleza, a apresentação, compõe um ritual marcante e valorizado entre os travestis. Ainda que a reconstrução do corpo venha a ser feita, a cada nova participação em concursos, todo o percurso é refeito, ressocializado, reafirmado. O presente estudo se propõe uma análise e discussão sobre os concursos de beleza gay, buscando evidenciar a relevância desses concursos como lugar de reconhecimento social do travesti. Os diferentes tipos de concursos de beleza gay que acontecem anualmente, suas diversas modalidades, são espaços importantes não apenas na construção da identidade travesti, mas também lugar onde é possível perceber o reconhecimento social dentro e fora do grupo. A preparação para os concursos, o "amadrinhamento" para estréia na passarela, as disputas internas, o sonho do reconhecimento dos pares, bem como da família, são temas os temas abordados nessa análise. Objetivo Analisar os concursos de beleza gay como lugar de construção do reconhecimento social do travesti. Método O estudo realizado foi do tipo exploratório e descritivo de corte qualitativo. A população de estudo foi formada por travestis que participaram de concursos de beleza gay em Fortaleza. Os dados foram tomados a partir de observações de campo em concursos de beleza gay variados, tais como: Miss Gay Brasil, Miss Gay Ceará, Rainha Gay do Carnaval, Glamour Gay, entre outros. As entrevistas foram abertas pela própria natureza subjetiva das informações, onde as opiniões, atitudes e valores dos travestis ora se confrontavam, ora se coadunavam aos seus comportamentos, expressões não-verbais, pilhérias, chistes, entre outros. As entrevistas foram direcionadas tanto aos candidatos vencedores, quanto aos que estivessem na fase de preparação, prestes a se candidatarem a algum concurso de beleza gay. Houve ainda entrevistas com candidatos que venceram em mais de uma modalidade de concurso, mesmo que em diferentes anos. Além da observação participante, onde foi possível conhecer os espaços de interação social do travesti, bem como presenciar congraçamentos, reiterações de atitudes, pensamentos, opiniões; e das entrevistas, foram colhidos depoimentos registrados em diários de campo através de conversas informais que foram acrescidos à pesquisa. Esse conjunto de técnicas foi importante para tentar compreender o universo do travesti, seu caminho rumo ao reconhecimento social no grupo, o qual contém algumas especificidades. Resultados Os eventos são organizados por travestis que já participaram de concursos de beleza e ganharam algum título. Para participar desses concursos, os travestis iniciantes precisam ter uma "madrinha". Esse "amadrinhamento" é necessário ao début do travesti iniciante e permite a ele acesso as regras, dicas, 'truques', que são confidenciados durante toda a preparação para apresentação. Os "amadrinhamentos" acabam por suscitar pequenas disputas internas, afinal à vitória representará igualmente o êxito da "madrinha" que 'produziu' o travesti iniciante. Portanto, a análise do material empírico, a pesquisa revelou consistência da hipótese de início: constatou-se que a grande maioria dos vencedores dos concursos de beleza gay alcançou um maior reconhecimento social no grupo. Este reconhecimento materializou-se como respeito, acesso a organizações de eventos e concursos, garantia de entrada em espaços gay (certas boates ou casas de shows, grupos na internet), aceitação da família que agora tem uma "celebridade" entre os seus, bem como uma "aceitação velada" da sociedade. O Poeta já disse que "beleza é fundamental" e o travesti leva essa máxima às últimas conseqüências: usa o corpo como lugar de transformações radicais, na busca da beleza singular. E o fundamental nesse processo de busca, para além das particularidades da história de cada travesti, é a questão subjacente da estética relacionada ao reconhecimento social. "Se a Roberta Close fosse uma bichinha feia, magrinha e desinchavida, duvido que ela iria estar desfilando pela televisão ou pelas revistas. Ela é convidada para os programas e anda no meio artístico porque é uma morena belíssima!" (Marta, 36, profissional liberal) A pesquisa detectou o fato de que o corpo construído deve agradar a maioria das pessoas até o momento em que ele atingir um determinado nível, no qual a semelhança com a mulher e alguns leves traços do que era masculino sejam separados por uma linha imaginária tênue. Um corpo demasiado transformado acaba por tomar formas grotescas (um quadril muito largo em relação ao resto do corpo; lábios muito inchados, grandes, por exemplo). A expectativa do reconhecimento social explica por que a maioria dos travestis que participam de concursos de beleza gay não 'exageram' na injeção de hormônios, silicone ou próteses. Assim, o que motiva o travesti é a fama, o glamour, tão propalado por todos eles durante as entrevistas. Por isso, se paga qualquer preço, inclusive o da dor física. "Você já viu uma agulha de injeção de silicone? Só de olhar a agulha, você que está num filme de terror, de tão grossa que ela é. Dói pra cacete, mas vale à pena. É a dor da beleza." (Aline, 22, prostituta 'européia') A motivação subjaz a todas as razões citadas pelos travestis tem um caminho: a passarela, as luzes coloridas e o anúncio do título de Miss. Um título de beleza traz em si o reconhecimento do grupo. Os concursos de beleza são pretextos para que a modelagem do corpo seja exibida, apreciada, premiada. E o travesti, reconhecido, aplaudido. "Quando meu nome foi anunciado como Miss Gay o mundo paralisou para mim naquela hora. Era eu! A estrela era eu! Todos os olhares estavam direcionados somente a mim, ninguém mais! Ninguém sabe o que é isso até passar pela experiência. E as lágrimas nos olhos dão um brilho ainda maior a tudo. É bom demais!" (Rita, 27, prostituta 'européia') Conclusão No cotidiano do travesti, corpo e imaginário se entrelaçam a cada nova consulta ao espelho. Todo travesti idealiza, imagina um corpo para si antes de começar a construí-lo. Ele ingere hormônios, cuida dos cabelos, pêlos, barba, ao mesmo tempo em que economiza cada parcela do dinheiro logrado no dia-a-dia para injeção de silicone, tendo sempre em mente um modelo feminino previamente escolhido. É válido ressaltar que esses modelos pensados estão diretamente relacionados às "demandas de corpo" da sociedade e momentos históricos vividos. A mídia dita o ideal de corpo feminino. Se a atriz Juliana Paes é tida como "referencial" de corpo belo, se representa a "perfeição estética", muito provavelmente será a "musa inspiradora" dos travestis. Há exceções: "Já ouviu falar em museu? Pois é, existe bicha-museu, traveco-museu, que é aquele que vive nos tempos dourados da adolescência da mãe dele. Aí, sabe o que acontece? Quando vai botar silicone, exagera no quadril e fica com um peitinho pequenininho. Não era assim antigamente? A bicha fica com um corpo igual ao da avó, sabe? Em cima é fininha e embaixo é largona... (risos)". (Maria, 35, prostituta 'européia') Assim, os concursos de beleza gay são um pretexto a mais para que a modelagem do corpo seja exibida, apreciada, premiada. Essa premiação, além de garantir o reconhecimento social dentro do grupo, serve como ratificação do sucesso, fruto da construção real de um corpo que antes habitava apenas no plano imaginário, da fantasia. Mesmo após a vitória, a transformação e o incremento corporal não cessam. Sempre falta: algo a ser acrescido, retirado, remarcado, na busca do corpo perfeito. O travesti se reinventa com materiais corporais e simbólicos. É simultaneamente a inversão e afirmação de uma sociedade que o estigmatiza.

(Este texto eu li para a minha pesquisa. Sei lá. Achei que deveria postar!)