Olá pessoal!!!
Andei pesquisando e procurando textos que tenham algo relacionado com bondade para ver pontos de vista diferentes. Achei coisas diferentes entre si. São situações diferentes. Desabafos, histórias. Em geral, a qualidade "textual" é fraca, mas é interessante ver. Bem, achei legal postar.
Irei postando aos poucos para não dar confusão
Texto 1
Esse abaixo é de um cineasta (Werner Schumann) contando um fato ocorrido com seu amigo atro e diretor de cinema brasileiro (Paulo Friebe). E diferente do que temos focado o excesso de bondade ingênua nesse caso não fez mal.
“Um dia um homem aproximou-se dele na rua para assaltá-lo. Para se aproximar, disse que procurava uma rua. Na boa vontade dele, Paulo replicou: ’Eu sei onde fica o lugar, vamos que eu levo você lá.’ Quando chegaram, o assaltante disse a ele: ‘Eu ia te roubar, mas você é tão gente boa que não consigo.’ De tão contagiante era a humanidade e a alegria dele"
Texto 2
“Na sexta feira, estava eu voltando do curso, de ônibus, o qual ja estava lotado em função do horario.
“Atravessei a roleta mas fiquei bem próximo à mesma, observando.
“Dentro daquele ônibus, na parte da frente, havia uma mulher grávida, cuja barriga estava imensa!!Nem deveria estar dentro de um ônibus(mas ela deveria ter seus motivos e isso não vem ao caso.)Na parte da frente, não estava tao cheio mas as cadeiras que são reservadas para idosos,deficientes e grávidas estavam todas ocupadas por adultos aparentemente saudáveis. Apenas duas delas haviam um idoso e uma criança.A cada curva que o ônibus fazia, a mulher mal conseguia se equilibrar com aquele peso, e ninguem fazia nada para ajudá-la.
“De repente, a "criança" começou a olhar muito para a mulher.Era um menino de aproximadamente 7 anos. Este, percebendo as dificuldades dela, levantou-se e ofereceu o seu lugar.A mãe, que tambem estava em pé, ficou brava com o menino e ainda tentou impedir aquele lindo gesto de solidariedade.Mas ele não hesitou em dizer com toda sua inoscência:
“-Ela não pode ficar em pé mamãe,vai machucar o nenem!!!
“A mulher imediatamente agradeceu e se sentou aliviada.
“Logo mais á frente,um daqueles adultos ,acredito que comovido, se levantou para o menino se sentar.“E as pessoas que conseguiram observar o que estava acontecendo ,começaram a comentar umas com as outras numa emoção só!
“Ver uma criança tendo tal atitude diante da falta de humanidade de alguns, é algo inacreditável!!
“Não podemos generalizar mas o ser humano as vezes precisa ser tocado pela emoção para conseguir ter alguma atitude de bondade!!!
”Na verdade, não sei se aquele texto tem haver com este fato... mas analisando ,vejo, que apesar da bondade e da pureza de uma criança, ela é a que mais sofre com a miséria que invade as famílias carentes. E embora possamos ajudar as pessoas que batem á nossa porta ou as crianças carentes mais próximas, doi saber que num modo geral não se pode fazer nada...”
(Escrito por Lu Nogfer em um blog)
Transição
Há 12 anos
0 comentários:
Postar um comentário