BEM X MAL para se refletir e pirei um pouco...(Encontrei este texto na internet) E achei que bate com nossas questões...
"Se Deus é Absoluto Infinito e a Raiz Universal de tudo o que existe na Natureza e no Universo - de onde provém o Mal ou o Demônio, senão da própria matriz áurea do Absoluto?"
Como podemos distinguir o Bem do Mal, quando vemos que a luz não existe sem a escuridão, e que mesmo a maldade não existe sem que exista o bem, porque se tudo fosse bem ou mal, não haveria equilíbrio. Ou tudo o que existe seria Mal ou tudo seria Bom.
Se olharmos nas escrituras ocidentais, veremos que mesmo no Paraíso, que era onde o Ser humano estava e foi expulso, também existia o Mal. Isto quer dizer que é anterior ao ato humano. Se admitirmos a presença de anjos no Paraíso, estamos admitindo que não somos imagem e perfeição, já que o anjo é todo Bem e o demônio é todo Mal, e não somos nenhum dos dois.
Por outro lado, se somos imagem e perfeição, isto é, a imagem de Deus, dá a entender que Deus tem em si os dois lados da moeda, assim como nós. Eu tô pirando gente....E muitos conceitos da sociedade, que assim que nascemos colocam na nossa cabeça, bem como as bruxas e as fadas.
Os dois lados são muito relativos e depende do ponto de vista do observador. Se pensarmos na história de Sodoma e Gomorra, veremos que os anjos destroem as cidades. Seria um ato de crueldade contra a humanidade. Onde está o Bem neste momento? Onde estariam as palavras de Deus perdoando os inimigos (dando a outra face) e as leis criadas por ele mesmo e entregue à Moisés, (os 10 mandamentos ) o qual, deus Jesus vem reformar? Deus em paradoxo consigo mesmo.
Deixando a Bíblia de fora, vemos que a Ciência Social não conseguiu mudar a humanidade. Os mesmos erros e a mesma ganância vem arrastando o Ser Humano milhares de anos sem ter muita mudança. Mudam a embalagem e o recheio é o mesmo. A mesma hipocrisia.
E por causa desta hipocrisia, vemos milhares de pessoas em busca de lucros e riqueza, esquecendo que o que se acumula nos cofres veio de algum lugar. E o que foi explorado e transformado em dinheiro jamais voltará ser o que era.
Existem muitas industrias que destroem grandes áreas de florestas ou áreas subterrâneas em busca de minério, áreas de cultivo e pecuária. Tudo tem seu preço. As florestas não voltam ser o que eram. Muitas árvores já foram extintas, assim como seus habitantes. O "chip" dentro do "PC" não voltará ser minério. Agora será apenas lixo, que sendo reciclado voltará ser lixo.
Esta é a evolução da civilização. O intelecto evoluiu para a busca de suas riquezas, que são consideradas Bens. Mas estes Bens temporários fazem parte de um grandioso Mal, que corrói o espírito humano e seu amor, sua solidariedade. Ao invés de seguirmos para o futuro com uma consciência sã, regredimos ao passado, onde a lei era "olho por olho, dente por dente", ou seja, mal se paga com mal, bem se paga com bem. Longe de dar a face à tapa.
Os conceitos e preconceitos humanos criam vários símbolos que se cristalizaram e se tornaram deuses idolatrados por todos, sendo que com o tempo, estes símbolos conhecidos como deuses serão os próximos demônios, causadores de todos os males futuros.
Será que o Mal se torna Bem e o Bem se torna Mal, na evolução da vida? Se for esta a resposta, o conceito Yin e Yang está correto e comprova que as religiões puras se tornaram impuras e de dentro das religiões impuras pode sair algo puro e esta pureza é a evolução da vida, independente de Bem ou Mal.
2 comentários:
E uma coisa sempre leva a outra! E uma não existe sem a outra! Adorei o texto, Jô! E se a gente começa a ler ou pensar... VAI LONGEEE! Porque esse assunto gera muito assunto! Mas tenho certeza que o resultado (seja ele qual for) vai ser ótimo, e todas essas nossas "filosofadas" serão úteis! Beijo e até amanhã
Oba!Que texto filosofal, amiga...adorei.
Acho que quanto mais estudamos, mais chegaremos no cerne da questão de que ninguém é bom ou mal de todo.
Nós somos obrigados a escolher o tempo todo e muitas das escolhas que fazemos é difícil e nos faz sofrer, pois estamos sempre lidando com outras pessoas e vidas...
Por isso a maioria de nós sofre: não somos bons o tempo todo. E geralmente achamos que podíamos ter sido melhores...e nosso próprio julgamento não para.
O importante é lembrarmos que há em tudo os dois lados.
Interessante como todos os textos que postamos, por mais diferentes assuntos que tragam, ainda dialoguem sobre o prisma bondade/maldade e estejam tão ligados.
Parabéns Jô pelo ótimo texto!!!
Postar um comentário