Sobre um trecho bíblico (Achei interessante!)

terça-feira, 22 de setembro de 2009
"Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o."

(Mateus 19:12)

Agora vejam:

Eunuco é um homem cujos testículos foram removidos por orquidectomia ou são congenitamente não-funcionais. A remoção de toda a genitália externa masculina é denominada emasculação. Excepcionalmente praticada, a penectomia (também conhecida como falectomia) é a retirada apenas do pênis.
Eunucos podem ter essa condição em virtude de problemas congênitos. Um dos motivos deve-se ao mau desenvolvimento testicular na vida fetal, originando vários graus de baixa virilização e mesmo pseudo-hermafroditismo; outro motivo decorre de intervenções externas, a castração. O mais antigo registro de castração intencional para criar eunucos vem da cidade suméria de Lagash no século XXI a.C. mas foi muito praticado na Ásia, sobretudo na China antiga. Na índia são conhecidos como hijras.

Eunucos na Bíblia:

Jesus fala sobre três tipos de eunucos: "Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." (Mateus 19:12)
Pode-se assumir que eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos" seriam os castrados voluntários, podendo tomar-se isto no sentido da castidade. Finalmente, aqueles que nasceram eunucos (com anomalias de virilização, embora com a presença de pênis) seriam os eunucos "naturais"; alguns argumentam que os homossexuais pertencem a esse grupo. Algumas pessoas alegam que Jesus teria dito que casamento não é para todos, e que este comentário feito por Jesus poderia significar que ele reconhece o celibato, que provavelmente ele mesmo praticou, como alternativa viável.
Existem duas histórias de eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em Jeremias 38, um eunuco etíope salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca traz uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como Jerusalém será salva.
Outro eunuco etíope, em Atos 8, é batizado por Filipe, o Evangelista, o qual seria um importante funcionário de Candace, rainha da Etiópia.
São Lucas conta que o eunuco estava retornando de Jerusalém e lia um texto que se encontra no capítulo 53 do livro do profeta Isaías, uma passagem profética do Messias, a qual descreve o sofrimento sacrificial daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O eunuco indagou Felipe se o autor estava referindo-se a si mesmo ou a uma outra pessoa. Então Felipe, partindo daquela passagem, anunciou Jesus ao eunuco enquanto continuavam no trajeto. Durante o percurso, o eunuco pediu que fosse batizado por Felipe assim que identificou um lugar onde havía água (provavelmente um rio). Depois disso, Felipe teve o seu corpo arrebatado para uma outra localidade e o eunuco prosseguiu no seu caminho de volta à Etiópia.

Eunucos na atualidade:

Eunuco não é sinônimo de homossexual, nem tampouco transexual. Os comportamentos sexuais diferidos raramente apresentam eunucoidismo ou alterações hormonais naturais. O uso exógeno de hormônios femininos e a conformação do corpo adquirida por adições de substâncias apropriadas nas clínicas de medicina estética podem dar a aparência eunucóide. Há transexuais em muitos países do mundo, embora poucos se submetam à Cirurgia de Redesignação Sexual (CRS), preferindo viver como um terceiro sexo. A cirurgia para troca de sexo de indivíduos masculinos consta de emasculação e construção de neovagina perineal. O país que mais realiza esta cirurgia em clínicas especializadas devido a legislação permissiva é o Marrocos. Na índia, uma hijra (como são conhecidos os transexuais indianos) chamada "Shabnam Mousie" (literalmente: "tia Shabnam") fez história por se tornar a primeira hijra a ser eleita para a Assembléia Legislativa Nacional. Aos eunucos indianos só foi permitido direito de voto em 1994. No novo milênio várias hijras ganharam destaque no estado de Madhya Pradesh. Cinco delas, agora batizadas como 'paanch Pandavas' (cinco Pandavas), foram eleitas para vários quadros públicos. Kamla Jaan tornou-se prefeita de Katni, enquanto Meenabai a presidenta da câmara do município de Sehora, a mais antiga entidade cívica do país.

Referências no Cinema:

Francisco Bosch fez o papel do eunuco persa chamado Bagoas, contracenando com Colin Farrell que atuou como Alexandre, O Grande, seu amante, no filme Alexander (2004), de Oliver Stone.
Mr. Osborne (Donald Sutherland) é eunuco, em "Fierce People" de Griffin Dunne.

5 comentários:

joelma schmidt disse...

huuuuuuum pela primeira vez alguem soube me explicar literalmente o que é um eunuco!

Tatty Ramalho disse...

Hahahahaha... Não precisa levar o seu personagem tão a sério e cortar suas coisas fora, viu?? A não ser que queira ser um eunuco voluntário!! haha Brincadeirinha... Interessante saber que tem isso na bíblia, mais uma coisa para se discutir! Mais uma coisa para se ter várias interpretações, assim como muito o que se diz nela!

Fábio Freitas disse...

Pois é Taty! Pode deixar que Lady Gogá não quer ser eunuco não viu? (Ela não é nem louca de querer!Huahushuahsuh!)
Na verdade, estava lendo o que as travestis conversam na net sobre espiritualidade numa comu do orkut e tem uma delas que tem uma ideia meio fixa sobre este trecho bíblico que tb me intrigou e notei que intrigou a quem postava em seguida e fui procurando mais, até chegar nisso tudo aí! Huahushuahsuh! Tô levando a pesquisa a sério - mas nem tanto tb né? Huahushauhs! Achei interessante postar tb pq dá pra render mais assunto pro seu personagem e pro do Lucas tb né? Talvez. Pelo menos, sei lá, eu chegeui a pensar nisso pra dar uma entrelaçada entre os assuntos! :p

Aline de Paula disse...

Puxa, muita informação...E pouco conhecida.
Parabéns pela pesquisa, Fábio e obrigada por dividi-la conosco.

Fábio Freitas disse...

Pois é Aline! Tanta informação que fica até difícil assimilar tudo né? Mas é interessante ver as diferenças nos países né? O que é "leviano" e mal visto num lugar, é respeitado e até considerado superior ou privilegiado em outro lugar! Vai entender esse nosso mundo hein?

Postar um comentário